Juntos.com
AE de Vidigueira
Objetivos
Encurtar as assimetrias culturais, pedagógicas e de acesso a bens culturais que se notam nos alunos de etnia cigana.
- Demonstrar aos alunos de etnia a importância e a funcionalidade da aquisição de conhecimento para o seu quotidiano e interação social.
- Proporcionar processos de organização de trabalho pedagógico diferentes dos vividos em sala de aula.
- Promover e regular positivamente a interação sociocultural do grupo intervencionado com a comunidade educativa.
Público-Alvo
22 alunos de etnia do 2º, 3º e 4º ano (Escola sede e EB1 de Vila de Frades)
Descrição
As atividades permanentes relacionadas com a leitura e escrita são estruturadas em oficinas semanais de uma hora por grupo e são orientadas pela professora bibliotecária.
Nestas sessões os alunos trabalham a literacia da escrita, a leitura e a oralidade, através de atividades lúdico-pedagógicas.
Exemplo de atividades:
- Trabalhar o vocabulário – construção de um “ciganário” com palavras caraterísticas e utilizadas pela etnia, mas também vocabulário desconhecido destes alunos que vai surgindo nas suas leituras, ou palavras necessárias para melhorar um texto.
- Aquisição de vocabulário para expressar cambiantes de sentido (o peso, o cheiro e a forma das palavras – atividade inspirada nos poemas “Limpa-palavras” de Álvaro Magalhães e “Porquê” de Teresa Martinho Marques;
- Leitura em voz alta de várias tipologias de textos em diversos suportes;
- A música cigana como pretexto para ler e escrever poesia;
- Registo da minha vida (tradições por escrito).
Cada grupo é monitorizado duas vezes por mês, inicialmente pela professora bibliotecária, depois pelos próprios colegas. Este aspeto é muito importante porque ao avaliarem os colegas apercebem-se do que corre menos bem.
Nota: dos 22 alunos apenas três são leitores e sabem escrever.
Impactos
Domínio da leitura e escrita:
- Aumento da confiança e da autonomia;
- Redução do medo de errar;
- Aumento da motivação, da concentração e da competência de leitura;
- Aumento do cuidado e do rigor na produção dos trabalhos;
- Entusiasmo durante as sessões.
Domínio de competências sociais e cidadania:
- Mudança positiva na forma como os alunos se comportam nas interações sociais, com uma tendência para se aproximarem mais do padrão de resposta assertiva após terem participado nas sessões;
- Redução das respostas agressivas na comunicação interpares;
- Redução das condutas com mais propensão para a passividade / inibição;
- Aumento das condutas próximas do padrão assertivo.
Evidências
https://sites.google.com/a/aevid.pt/ler-e-escrever/juntos-com
https://sites.google.com/a/aevid.pt/ler-e-escrever/juntos-com/juntos--dirio-do-projeto