Na rota do Beagle, à descoberta de uma nova árvore da vida
AE nº 2 de Beja
Objetivos
- Desenvolver um projeto de leitura que revele pensamento crítico e criativo, a apresentar publicamente em suportes variados.
- Utilizar autónoma e proficientemente as tecnologias, as ferramentas digitais e a Internet para ler, escrever, partilhar e comunicar com diferentes finalidades.
- Interpretar situações concretas à luz do Lamarckismo, do Darwinismo e da perspetiva neodarwinista. Explicar situações que envolvam processos de evolução divergente/ convergente. Explicar a diversidade biológica com base em modelos e teorias aceites pela comunidade científica.
Público-Alvo
Ensino Secundário / 11.º ano (30 alunos)
Descrição
A atividade consistiu na reconstrução da viagem do barco Beagle, de Darwin, através de georreferenciação em Google Earth, tendo sido criado um roteiro onde ficaram registados todos os trabalhos desenvolvidos.
Cruzando a discussão filosófica sobre a teoria de Darwin, com a leitura, na disciplina de Português, e com a discussão e apresentação de argumentos, em Biologia, surgiram as etiquetas que deram corpo à viagem Google Earth.
Foram ainda construídos cartazes com a síntese da reflexão sobre “Ciência, Transparência social e Comunicação no Séc. XXI”.
Impactos
- Produto final: rota do Beagle com Google earth (kmz).
- Na rúbrica referente à “Qualidade da comunicação escrita” a avaliação situou-se nos 16,66 valores.
- Na rúbrica referente à “Qualidade da comunicação oral” a avaliação média foi de 17 valores.
- Na rúbrica referente à “Qualidade da produção digital” a avaliação média foi de 16,3 valores.
- Na globalidade, os trabalhos realizados pela turma atingiram uma média de 16,7 valores.
- Produziram-se 26 marcadores e etiquetas, selecionaram-se 48 documentos audiovisuais que foram inseridos nas etiquetas, 9 apresentações digitais sobre a teoria evolucionista de Darwin e a teoria de Popper e 9 cartazes sobre a “Importância da ciência e da sua transparência social. Papel e contributo da comunicação no séc. XXI”.
- A média da avaliação situou-se nos 16,6 valores.
- O trabalho foi inteiramente desenvolvido a distância.
- A maioria dos alunos, 65,2%, afirma que aprendeu a publicar conteúdos e a ter comportamentos seguros na Internet e nas redes sociais com a biblioteca.
- Os alunos e docentes, 75%, afirmam que o projeto os tornou mais motivados e autónomos no âmbito da leitura, pesquisa e produção digital, facto que tem sido comprovado nos trabalhos desenvolvidos pelo grupo, após este projeto.
Evidências
https://www.canva.com/design/DAEZC1jsMdk/share/preview?token=J_-d7nWPJJw41MLyRBbC_w&role=EDITOR&utm_content=DAEZC1jsMdk&utm_campaign=designshare&utm_medium=link&utm_source=sharebutton
https://earth.google.com/web/data=MicKJQojCiExVHAydkJ1SkMyeWdWc1NFU3RtLTRFRS15dFF1RVZqTHQ
https://biblosdmi.wixsite.com/ae2beja/terra-mater