Promover a leitura icónica e o desenvolvimento de competências transversais, particularmente no que se refere ao domínio da compreensão na leitura informativa (competência leitora);
Desenvolver aptidões ao nível da expressão escrita, dentro de um contexto significativo, aperfeiçoando a construção textual (como instrumento de comunicação e como objeto estético) e estimulando a criatividade e a imaginação;
Fomentar o desenvolvimento da literacia da informação, dos media e digital, de forma articulada com a leitura, a escrita e as aprendizagens curriculares.
Descrição Partindo de diferentes leituras (leitura de imagens e de textos expositivos), em diferentes suportes, foram criados textos literários e não literários.
Os livros de imagens (álbuns ilustrados), abertos a múltiplas leituras e excelentes estimuladores da imaginação, foram o ponto de partida para a criação de textos literários.
Paralelamente, promoveram a abordagem de conteúdos curriculares (numa relação com o mundo atual), afigurando-se como mote para a pesquisa de informação, tratada e comunicada através da redação de textos expositivos (formato infográfico) e textos dos media (notícia, entrevista, publicidade…).
Impactos
Melhoria das competências leitoras, sobretudo no que concerne à leitura informativa, resultado das ações experimentais e participativas desenvolvidas em contexto;
Desenvolvimento de aptidões ao nível da expressão escrita, dentro de um contexto significativo, tendo vindo a ser encarada progressivamente de forma prazenteira;
Aumento da autonomia dos alunos na sua própria aprendizagem, revelando-se mais envolvidos e mais ativos na mesma.
Parceiros
Câmara Municipal de Santa Maria da Feira (apoio para aquisição de alguns álbuns ilustrados- fundo documental);
Rosto Solidário – ONGD de Santa Maria da Feira (apoio do Serviço Voluntário Europeu no design gráfico dos textos/ebooks criados e na elaboração dos diferentes produtos digitais).