Objetivos
Desenvolver a competência leitora
Desenvolver a compreensão leitora
Alargar experiência leitora em diferentes suportes
Público-Alvo
328 alunos de 1º ciclo e 551 alunos do 2º ciclo
Descrição
Esta atividade já se desenvolve, de forma sistemática, há alguns anos e destina-se aos alunos do 2.º, 3.º, 4.º, 5.º e 6.º anos.
Em articulação com os professores de português (2º ciclo) e os titulares de turma (1º ciclo) são selecionadas as histórias/contos para os alunos lerem.
As turmas deslocam-se às bibliotecas para lerem individualmente um conto/história em suporte digital, nos tabletes.
Os alunos, à medida que terminam a leitura da história/conto, avaliam a sua compreensão leitora, respondendo a um questionário on-line e/ou através de um jogo de questões no kahoot ou quizizz.
Impactos
Os professores já incorporam esta atividade na sua prática pedagógica e usam-na para treinar e avaliar a evolução da compreensão leitora dos alunos.
Esta atividade também cumpre o objetivo de trabalhar com os alunos a leitura extensiva, gradualmente mais complexa e extensa.
Com esta atividade todos os alunos leem e, deste modo, todos trabalham as competências de leitura e de compreensão.
Em grupo disciplinar (2.º ciclo) e em conselho de ano (1.º ciclo) são analisados os resultados das turmas e são identificadas as turmas/alunos com mais dificuldades e a precisarem de mais atividades de reforço de leitura e de compreensão leitora.
Esta atividade tem uma periodicidade mensal, mas as turmas que evidenciam mais dificuldades ou por opção dos professores, podem fazer o Aler+ nos tabletes semanalmente.
Evidências
https://bibandresoares.wixsite.com/alernostabletes