“1. Todas as pessoas têm o dever e a obrigação de respeitar e exigir o respeito pelo […] património cultural material e imaterial e de transmitir esse património comum às gerações futuras.”
Fundação José Saramago. (2017). Carta Universal de Deveres e Obrigações dos Seres Humanos. https://www.josesaramago.org/carta-universal-dos-deveres-e-obrigacoes-dos-seres-humanos/Organize-se em grupo e, tendo por base a leitura d’ As pequenas memórias, crie um DIY (DoItYourself/ FaçaVocêMesmo) das pequenas coisas da infância e adolescência de José Saramago (casa, escola, bairro, família e amigos, brincadeiras, animais domésticos, medos, castigos…).
Se preferir (e tiver autorização), crie o seu DIY num espaço ao ar livre na escola, reunindo elementos da natureza de que o livro fala. Esse espaço poderá depois ser usado como extensão da biblioteca escolar.
Atribua a cada pequena coisa uma legenda ou código QR, contendo um excerto do livro e outra informação relevante.
Crie um cenário adequado à sua apresentação pública e faça-a em segurança, através dos canais de comunicação da biblioteca, publicando fotografias ou vídeos do trabalho coletivo. Pode ainda disponibilizar em linha um Livro de Visitas e deixar em aberto a oportunidade dos visitantes continuarem a acrescentar valor ao DIY.
Para a criação de códigos QR e de vídeos (editores de vídeo e sons) pode usar os recursos sugeridos em RBE. Biblioteca Escolar Digital.
No final, visite o Núcleo da Fundação José Saramago na Azinhaga (Golegã), antiga escola primária, e confronte a leitura e expressão do grupo com os elementos aí patentes.
Faça florescer ideias e imaginação protegendo o planeta e lutando contra o consumismo.
Saramago, J. ( 2019). As pequenas memórias. 4.ª ed. https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/as-pequenamemorias/15612441