“ Todas as pessoas têm o dever e a obrigação de cuidar da nossa saúde”.
“Todas as pessoas e organizações económico-empresariais têm o dever e a obrigação de conservar e exigir a proteção do ambiente e da biodiversidade para o desfrute das gerações presentes e futuras […].”
“Todas as pessoas e empresas, independentemente da localização da sede da sua atividade, têm o dever e a obrigação de promover e exigir condições dignas e seguras de trabalho, com uma remuneração justa, não discriminatória e com total respeito pela proibição do trabalho infantil.”
“Todas as pessoas têm o dever e a obrigação de respeitar e exigir o respeito pelo habitat, formas e condições de vida dos animais não humanos, assim como de abster-se de qualquer forma de crueldade na produção de alimentos.”
Como melhorar a saúde de todas as pessoas e do Planeta?
Cuidamos do modo como se produz, consome e descarta o que comemos e usamos?
1. Escolha um produto que use na sua vida diária – snack, chocolate, café, abacate… - e, a partir da análise do rótulo da embalagem, investigue o seu processo de fabrico, consumo e descarte:
2. É um produto sustentável? Reflita sobre os resultados obtidos, represente-os num mapa de ideias digital e discuta-os junto da comunidade. Partilhe o trabalho no blogue da biblioteca escolar.
3. Se o produto não for sustentável, pode iniciar uma campanha junto dos agentes envolvidos no processo para incentivar alternativas que garantam o equilíbrio entre:
Pessoas (qualidade de vida) – Recursos e ecossistemas naturais – Resíduos.
Para envolvimento e sensibilização da comunidade podem ser lidos e discutidos textos de Saramago.
“Hectares e hectares de terra plantados de oliveiras foram impiedosamente rasoirados há alguns anos, cortaram-se centenas de milhares de árvores, extirparam-se do solo profundo, ou ali se deixaram a apodrecer, as velhas raízes que, durante gerações e gerações, haviam dado luz às candeias e sabor ao caldo. [… e hoje] o que se nos apresenta aos olhos é um enorme, um monótono, um interminável campo de milho híbrido, todo com a mesma altura, talvez com o mesmo número de folhas nas canoilas, e amanhã talvez com a mesma disposição e o mesmo número de maçarocas, e cada maçaroca talvez com o mesmo número de bagos.”
“Rio [Almonda da minha aldeia] – humilde corrente de água hoje poluída e malcheirosa […].”
Fundação José Saramago. O Lagarto lido por Adriana Calcanhotto. https://www.facebook.com/watch/?v=1457508007653944
Saramago, J.; Borges, J. (ilustr.). (2016). O lagarto. https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/o-lagarto/18442001
Saramago, J.; Estrada, M. (2011). O silêncio da água. https://www.bertrand.pt/livro/o-silencio-da-agua-jose-saramago/10952311
Rede de Bibliotecas Escolares. (2021). A Hora do Planeta: Água e Alterações Climáticas. https://blogue.rbe.mec.pt/a-hora-do-planeta-agua-e-alteracoes-2429766
Rede de Bibliotecas Escolares. (2021). Educação climática e ambiental. https://blogue.rbe.mec.pt/educacao-climatica-e-ambiental-2527357
Tickell, J.; Tickell, H. (2020). Kiss the ground [Documentário]. https://kissthegroundmovie.com/
Cuidamos de tornar o Planeta habitável e humano?
Foer; J. (2020). Salvar o planeta começa ao pequeno-almoço – Porque o clima somos nós. https://www.bertrand.pt/livro/salvar-o-planeta-comeca-ao-pequeno-almoco-jonathan-safran-foer/24031940
Saramago, J.; Letria, A. (ilustr.). (2020). A maior flor do mundo. https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/a-maior-flor-do-mundo/15870222 | Etcheverry, J. (2007). https://vimeo.com/3691184 [Vídeo].
Saramago, J.; Amaral, J. (2018). A viagem do elefante – BD. https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/a-viagem-do-elefante-bd/16006645
Wikipedia. (2021). Peter Singer. https://pt.wikipedia.org/wiki/Peter_Singer