As migrações são uma constante nas sociedades contemporâneas e prevê-se que o venham a ser cada vez mais como consequência de crises políticas e ambientais. Ao mesmo tempo e, como consequência, surgem fenómenos de intolerância face à diferença como o renascer de ideologias nacionalistas e comportamentos xenófobos.
À escola é atribuído, tradicionalmente, o papel de formar cidadãos com uma conduta cívica promotora da integração da diferença e respeito pelos Direitos Humanos com a aceitação e valorização das diferenças étnicas e culturais. Para atingir esses objetivos A Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania integra como uma das suas vertentes a Interculturalidade e a promoção dos Direitos Humanos.
A leitura pode constituir-se como um instrumento de promoção das competências de diálogo intercultural, tolerância, valorização da diversidade, respeito e reconhecimento do outro.
Neste sentido, o projeto que se apresenta pretende aliar o desenvolvimento das competências leitoras à Educação para os Direitos Humanos e para a Interculturalidade.
Pretendemos trabalhar a literacia cultural e intercultural a partir da leitura, valorizar o contacto com outros mundos e realidades, promover o descentramento e o reconhecimento do direito à diferença das identidades culturais e étnicas, descobrir o outro e tomar consciência dos seus valores.