Na biblioteca foram desenvolvidas, neste âmbito, oficinas de escrita com os alunos do 4.º ano e 6.º anos, solicitadas pelas professoras titulares de turma e docentes de Português com o objetivo de promover a escrita de textos organizados em parágrafos, de acordo com o género textual que convém à finalidade comunicativa.
Através das várias atividades, essencialmente lúdicas, a escrita apresentou-se como um ato pessoal e social, de exploração e partilha de ideias. Os alunos mostraram a sua visão do mundo, manifestaram sensações e sentimentos acerca de temas sugeridos.
Dado o estreito vínculo da escrita com a leitura, a exploração do livro “As palavras que fugiram do dicionário” de Sandro William Junqueira possibilitou o desenvolvimento da criatividade, com a criação de palavras novas, justificada pelo novo contexto de consciência social.
A oficina dividiu-se em momentos de:
Aquecimento (exercícios rápidos e cronometrados de escrita: escrever com olhos fechados, durante 1 minuto; escrever um texto com 3 palavras previamente fornecidas, durante 3 minutos,…)
Treino:
Os alunos escreveram o seu nome completo e a palavra “biblioteca”, recortaram separadamente as letras e construíram o título ou a primeira frase de um texto.
Redigiram o texto.
Partilharam os seus textos, lendo-os em voz alta.
A atividade no facebook:
Na verdade, o grande objetivo foi contribuir para o desenvolvimento socioemocional dos alunos.