Aprender com a biblioteca escolar

Aprender com a biblioteca escolar

Para serem bem-sucedidos na sua vida pessoal e escolar, os jovens têm atualmente de dominar um conjunto variado de literacias que atravessam todas as disciplinas e currículos escolares.

No sentido de responder a esta necessidade formativa, a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) tem vindo a promover a aplicação, num conjunto de escolas piloto, do referencial Aprender com a biblioteca escolar (AcBE), mediante o qual as literacias da leitura, dos media e da informação são trabalhadas com alunos e docentes e o uso das tecnologias digitais é estimulado.

Em 2015-2016, concluída a fase de experimentação deste instrumento, é chegado o momento de alargar a sua utilização, abrindo-o a todas as bibliotecas escolares que o desejem explorar.

Na aplicação livre do referencial não deixa, no entanto, de ser importante continuar a recolher alguma informação sobre a continuidade deste trabalho nas escolas.

Assim, é disponibilizado, no Sistema de informação RBE, um formulário para preenchimento de alguns dados sobre as ações que cada biblioteca aderente planeia desenvolver neste âmbito, no presente ano letivo.

As escolas que já integraram o grupo de teste no período transato também devem, desejavelmente, continuar a usar o referencial e completar o formulário,que se manterá aberto até dia 4 de abril, de modo a flexibilizar e respeitar os prazos de decisão dos intervenientes.

Após o término das atividades letivas, em 9 de junho, será solicitado aos professores bibliotecários e aos docentes registados a resposta a um breve inquérito sobre as práticas realizadas em torno do AcBE neste ano letivo.

Para mais informações ou esclarecimentos contactar o Serviço de apoio RBE.


Veja também: Aprender com a biblioteca escolarApresentaçãoEnquadramento e conceção; Avaliação 2012.13; Avaliação 2013.14; Avaliação 2014.15
NOTÍCIAS