Criação de momentos de leitura de diferentes tipologias e intencionalidades que assumem uma periodicidade regular, ao longo do ano letivo. Esta medida assume quatro vertentes: Tempo para ler e pensar | Vou levar-te comigo! | Livr’ à mão | Equipas de leitura.
Leitura e exploração de livros, jornais, revistas e/ ou outros materiais de leitura na biblioteca escolar/ sala de aula, em articulação com docentes de diferentes áreas curriculares, com periodicidade e tempo estipulados (desejavelmente mensal, em cada turma). Sugere-se a articulação entre a biblioteca e a área curricular de Cidadania e Desenvolvimento, os Domínios de Autonomia Curricular (DAC) e/ ou outros.
Dinamização periódica de sessões de requisição domiciliária na biblioteca escolar, em articulação com os docentes da turma e com recurso a estratégias motivadoras.
Leitura silenciosa de um livro que o aluno traz sempre consigo, em momentos letivos autorizados pelo professor (sempre que exista um tempo livre na aula: final de tarefas/ atividades, entre outros).
A atividade e respetiva seleção de livros desenvolve-se de forma articulada entre o professor titular de turma/ professor de português/ diretor de turma e a biblioteca, podendo aderir qualquer docente do conselho de turma.
Seleção de alunos com bom desempenho leitor disponíveis para prestarem apoio aos alunos/ colegas na dinamização de sessões regulares de leitura.
Preparação colaborativa entre a biblioteca e o docente curricular de atividades de leitura.