Projetos

Ler com a biblioteca

Este projeto integra-se no EIXO "ENSINAR E APRENDER", no domínio + LEITURA E ESCRITA, na ação ESCOLA A LER do PLANO 21|23 ESCOLA+.

Criação de momentos de leitura de diferentes tipologias e intencionalidades que assumem uma periodicidade regular, ao longo do ano letivo. Esta medida assume quatro vertentes: Tempo para ler e pensar | Vou levar-te comigo! | Livr’ à mão | Equipas de leitura.


Como fazer?


Tempo para ler e pensar!

Leitura e exploração de livros, jornais, revistas e/ ou outros materiais de leitura na biblioteca escolar/ sala de aula, em articulação com docentes de diferentes áreas curriculares, com periodicidade e tempo estipulados (desejavelmente mensal, em cada turma). Sugere-se a articulação entre a biblioteca e a área curricular de Cidadania e Desenvolvimento, os Domínios de Autonomia Curricular (DAC) e/ ou outros.


Vou levar-te comigo!

Dinamização periódica de sessões de requisição domiciliária na biblioteca escolar, em articulação com os docentes da turma e com recurso a estratégias motivadoras.


Livr’ à mão

Leitura silenciosa de um livro que o aluno traz sempre consigo, em momentos letivos autorizados pelo professor (sempre que exista um tempo livre na aula: final de tarefas/ atividades, entre outros).
A atividade e respetiva seleção de livros desenvolve-se de forma articulada entre o professor titular de turma/ professor de português/ diretor de turma e a biblioteca, podendo aderir qualquer docente do conselho de turma.


Equipas de leitura

Seleção de alunos com bom desempenho leitor disponíveis para prestarem apoio aos alunos/ colegas na dinamização de sessões regulares de leitura.
Preparação colaborativa entre a biblioteca e o docente curricular de atividades de leitura.

 

Objetivos
1. Aumentar o gosto pela leitura de textos de diferentes géneros e tipologias.
2. Aperfeiçoar as competências leitoras em múltiplos suportes.
3. Promover o contacto com diferentes realidades, despertando a curiosidade sobre o mundo.
4. Estimular o pensamento crítico e a participação cívica.
5. Desenvolver a fruição estética do texto literário.


Descrição
Criação de momentos de leitura de diferentes tipologias e intencionalidades que assumem uma periodicidade regular, ao longo do ano letivo. Esta medida assume quatro vertentes: Tempo para ler e pensar | Vou levar-te comigo! | Livr’ à mão | Equipas de leitura.
 
Este projeto integra-se no EIXO "ENSINAR E APRENDER", no domínio + LEITURA E ESCRITA, na ação ESCOLA A LER do PLANO 21|23 ESCOLA+.
Público alvo
Alunos do ensino básico
Parcerias
Não existem
 
Data de início
2021
_
Contactos
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Podcast
_
Flipboard