Projetos > aLer mais e melhor > Atividades em destaque

Ler+ com História e Expressão

Ler+ com História e Expressão

AE de Monchique


«Ler+ com História e Expressão» é um projeto delineado pela biblioteca escolar e proposto aos professores de Português, História e Educação Visual do 9.º ano, com o intuito de trabalhar a leitura como um domínio transversal ao currículo, propiciador de mais e melhores aprendizagens.

O projeto desenvolve-se a partir do estudo de um tema da disciplina de História do 9.º ano que, habitualmente, cativa o interesse dos alunos: Segunda Guerra Mundial / Holocausto.

A abordagem deste tema na disciplina de História é complementada com a a leitura partilhada e discutida, em sala de aula, de uma obra narrativa de curta dimensão sobre a temática – O Caderno do Avô Heinrich, de Conceição Dinis Tomé, sobre a qual são produzidas diferentes ilustrações, para, posteriormente, progredir para a leitura individual e autónoma de outras obras mais extensas e com um grau de complexidade mais exigente.

A partir dessas leituras, e por proposta da professora de Português, os alunos foram incentivados a produzir um interessante e diversificado conjunto de textos: sinopses das obras lidas, recensões críticas e cartas (cartas dirigidas à Humanidade, escritas por uma das personagens secundárias da obra lida, fazendo referência a factos históricos trabalhados na disciplina de História). Paralelamente, os alunos redigiram textos informativos e de opinião sobre conteúdos trabalhados na disciplina de História.

Evidências: Ver blogue

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard