Mais do que nunca e indo ao encontro do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, os projetos devem promover articulação interdisciplinar inserida no contexto que permita um conhecimento integrado, aproximando escola e vida.
Temos de reconhecer que os desafios e as exigências quotidianas, profissionais, e outras, conduzem a uma utilização interdisciplinar dos saberes que se cruzam. Para além da apropriação de conhecimentos devemos atribuir sentido a situações vividas.
Aquando da elaboração dos projetos, estes são estruturados de acordo com o Projeto Educativo " Aprender a ser feliz na Escola de que eu gosto". Assim, estes começam pelo desenvolvimento das literacias da leitura, dos media, da informação e da literacia digital (10 minutos a ler; Concurso Nacional de Leitura; Concurso Concelhio "O Poeta em Mim"; Clube "Liga-te à leitur@"; Tecendo palavras; Clube de Leitura...); continuam lendo-se com emoção, amizade e felicidade (Ler com o coração e Ler com amigos ainda é melhor) e ainda incentivando o entusiasmo pela ciência (Letras com Ciência).
Serão estes pequenos projetos os alicerces da grandiosa construção final do projeto "Viajar e sentir a leitura" que envolverá toda a comunidade educativa bem como as instituições com que o Agrupamento faz parceria.