Iniciativas > Encontros

VI Congresso Literacia, Media e Cidadania

A sexta edição do Congresso Literacia, Media e Cidadania decorre nos dias 21 e 22 de abril de 2023, na Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa.

Transição  Digital  e  Políticas  Públicas”  é  a  temática  escolhida  pelo  Grupo Informal sobre Literacia Mediática (GILM)[1], que a Rede de Bibliotecas Escolares integra , num momento em que a Literacia mediática assume o seu lugar como uma das literacias-chave à capacitação de todos os cidadãos, sem exceção, nas políticas que vêm sendo adotadas nacional e internacionalmente. 
 
É  inegável  que,  nomeadamente  no  contexto  dos  países  da  União  Europeia,  esse reconhecimento tem sido acelerado pelo papel que a literacia mediática pode ter no inadiável combate à desinformação e às falsas narrativas online, bem como na luta contra  o  discurso  de  ódio,  que  se  amplia  em  ambientes  digitais, fenómenos  que ameaçam a saúde da democracia e o exercício pleno da cidadania. Afigura-se, assim, oportuno olhar para este momento como uma oportunidade de discutir as políticas públicas e refletir sobre a diversidade de outras matérias relacionadas com os media implicadas  na  área  da  literacia  mediática,  no  sentido  de  encontrar  soluções  que ofereçam aos cidadãos o pacote completo das competências de acesso, autonomia, responsabilidade, espírito crítico, criativo e participativo na sua relação com e através dos media. 
 
Seguindo um modelo de dois dias de debate e partilha de conhecimento, o VI Congresso Literacia, Media e Cidadania surge estruturado com vários momentos cruciais:

Um bloco de workshops a iniciar as atividades do dia 22 de abril.   
 
Durante as pausas para café, as refeições e o programa social, o congresso pretende ainda proporcionar condições aos participantes para que, de forma mais informal e descontraída, realizem momentos de partilha, através de um verdadeiro networking.

O Congresso Literacia, Media e Cidadania é uma das iniciativas que o GILM promove há mais de 10 anos. Com edições em 2011, 2013, 2015, 2017 e 2019, o Congresso esteve parado  devido  aos  constrangimentos  desencadeados  pela  pandemia  de  Covid-19. 
Regressamos, agora, em 2023, novamente no modelo exclusivamente presencial, que o GILM acredita trazer mais proximidade entre os múltiplos agentes da educação, da investigação científica, das políticas públicas, dos media e da comunidade em geral, que desenvolvem e se interessam pela área da literacia mediática.   


[1]   Criado em 2009, no presente o GILM apresenta a seguinte composição : Agência LUSA; Centro Nacional de Cibersegurança  (CNCS);  Comissão  Nacional  da  UNESCO  (CNU);  Conselho  Nacional  de  Educação  (CNE); Direção-Geral da Educação (DGE); Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC); Escola Superior de Comunicação  Social  (ESCS-IPL);  Fundação  para  a  Ciência  e  a  Tecnologia  (FCT);  Instituto  do  Cinema  e  do Audiovisual  (ICA);  Observatório  da Comunicação  (OberCom);  Rádio  e  Televisão  de  Portugal  (RTP);  Rede  de Bibliotecas Escolares (RBE); Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros (SGPCM) Vítor Tomé, na qualidade de perito em Educação para a Cidadania Digital. 

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard