Leitura | Compreender | Comunicar | 1.º Ciclo | Português| Leitura em voz alta | Escrita
Análise e legendagem de imagens de capas de livro.
|
|
Objetivos
- Utilizar técnicas para organizar a informação.
- Compreender o processo de elaboração de legendas.
- Ler em voz alta.
- Rever e reescrever textos.
|
|
Desenvolvimento Análise e legendagem de imagens de capas de livro.
- Os docentes afixam no quadro/ placar, ou projetam em formato digital, imagens de capas de livros.
- Em grande grupo, os alunos
- observam as imagens;
- trocam ideias sobre o que estas representam e sobre os elementos que as constituem.
Os docentes explicam em que consiste uma legenda de uma imagem e descrevem as características do texto que as constitui.
- Os docentes apresentam uma nova imagem e estabelecem categorias de análise (cada categoria corresponde a um elemento da imagem – cenário/ personagens/ ações…).
- Em grande grupo, os alunos fazem as suas sugestões sobre os aspetos a incluir em cada categoria.
- Individualmente, os alunos produzem legendas em que integram obrigatoriamente elementos/ ideias de todas as categorias.
[Os docentes podem definir o número de elementos/ ideias de cada categoria que podem utilizar].
- Em grande grupo:
- cada aluno lê em voz alta a(s) legenda(s) que produziu;
- debate sobre as legendas elaboradas, procurando identificar aquelas que melhor se adequam às características/ funções de uma legenda.
[O docente mostra como, ao selecionarem diferentes ideias/pontos de vista, os alunos deram orientações distintas às suas produções]
- Exposição da imagem utilizada e das legendas produzidas pelos alunos.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 3. Constrói sentidos a partir de leituras em vários formatos (áudio, escrito, vídeo, multimédia). 4. Expressa oralmente ideias recorrendo a vocabulário adequado e sequências discursivas apropriadas. 6. Cria textos originais em formatos variados. Atitudes/ Valores: 3. Participa na troca e debate de ideias. 7. Revela imaginação na compreensão e produção textual. 8. Respeita valores e princípios na comunicação oral e escrita.
|
|
Articulação curricular possível Português 1.º ciclo |
|
Recursos
- Imagens de capas de livros (para afixar ou projetar)
|