Leitura | Compreender | Comunicar | 1.º Ciclo | Português| Leitura em voz alta | Escrita
Análise e legendagem de imagens de capas de livro.
 
 
 
 
 

Objetivos

  • Utilizar técnicas para organizar a informação.
  • Compreender o processo de elaboração de legendas. 
  • Ler em voz alta.
  • Rever e reescrever textos.

 

Desenvolvimento

Análise e legendagem de imagens de capas de livro.

  • Os docentes afixam no quadro/ placar, ou projetam em formato digital, imagens de capas de livros.
  • Em grande grupo, os alunos 
    • observam as imagens;
    • trocam ideias sobre o que estas representam e sobre os elementos que as constituem.
Os docentes explicam em que consiste uma legenda de uma imagem e descrevem as características do texto que as constitui.

  • Os docentes apresentam uma nova imagem e estabelecem categorias de análise (cada categoria corresponde a um elemento da imagem – cenário/ personagens/ ações…).

  • Em grande grupo, os alunos fazem as suas sugestões sobre os aspetos a incluir em cada categoria.

  • Individualmente, os alunos produzem legendas em que integram obrigatoriamente elementos/ ideias de todas as categorias.
     
[Os docentes podem definir o número de elementos/ ideias de cada categoria que podem utilizar].
  • Em grande grupo:
    • cada aluno lê em voz alta a(s) legenda(s) que produziu;
    • debate sobre as legendas elaboradas, procurando identificar aquelas que melhor se adequam às características/ funções de uma legenda.
[O docente mostra como, ao selecionarem diferentes ideias/pontos de vista, os alunos deram orientações distintas às suas produções]
 
  • Exposição da imagem utilizada e das legendas produzidas pelos alunos.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

3. Constrói sentidos a partir de leituras em vários formatos (áudio, escrito, vídeo, multimédia). 
4. Expressa oralmente ideias recorrendo a vocabulário adequado e sequências discursivas apropriadas. 
6. Cria textos originais em formatos variados.

Atitudes/ Valores:

3. Participa na troca e debate de ideias. 
7. Revela imaginação na compreensão e produção textual. 
8. Respeita valores e princípios na comunicação oral e escrita.

 

Articulação curricular possível

Português 1.º ciclo

 

Recursos

  • Imagens de capas de livros (para afixar ou projetar)

 

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard