Ler | Comunicar
Exploração de livros a partir de excertos: leitura, interpretação, produção textual e expressão artística.
 
 
 

Objetivos

  • Desenvolver a compreensão leitora.
  • Desenvolver a produção textual e a criatividade.
  • Consolidar competências de comunicação oral e escrita.
  • Explorar formas de expressão plástica

 

Desenvolvimento

Exploração de livros a partir de excertos: leitura, interpretação, produção textual e expressão artística.

Preparação:

  • Seleção de um conjunto de obras curtas de literatura infantil do acervo da biblioteca. (tantas quantos os alunos presentes).
  • Elaboração de um pequeno cartão de divulgação para cada obra, a disponibilizar aos alunos. (ver recursos)
  • Exposição das obras pelo espaço.

Em grande grupo:

  • Explicação das tarefas a desenvolver;
  • Constituição de pares de trabalho.
  • Sorteio de um cartão de divulgação de livros por cada aluno.

Individualmente, os alunos:

  • Leem o texto do cartão de divulgação do livro que lhes foi fornecido;
  • Refletem sobre a história que o mesmo poderá contar;
  • Escrevem duas frases que antecipem o possível conteúdo da história.

A par, os alunos

  • Conversam sobre os seus excertos;
  • Partilham as frases elaboradas;
  • Apreciam mutuamente as suas frases e aperfeiçoam-nas;
  • Selecionam, de entre as duas obras, aquela sobre a qual vai incidir o seu trabalho.

A par, os alunos acedem ao livro que selecionaram e:

  • Analisam os aspetos paratextuais e elaboram a ficha do livro (ver recursos);
  • Procedem à sua leitura;
  • Conversam sobre o que leram, considerando algumas pistas pré-preparadas pelos docentes;
Exemplos: De que fala o texto? / Quem é que participa? / O que é que acontece? / De que mais gostamos? / Uma razão para lermos este livro. Uma palavra nova que aprendemos…

A par, os alunos: 

  • Preparam a apresentação da história à turma:
  • Sugestão: Podem também preparar a dramatização de uma parte da história.
  • Selecionam uma das perguntas abaixo para, a partir dela, criarem uma breve história:
    • E se a história se passasse numa ilha deserta?
    • E se a personagem principal fosse um robô?
    • E se a aventura acontecesse no futuro, num mundo com carros voadores?
    • E se o grande desafio fosse encontrar uma chave mágica?
    • E se tudo não passasse de um sonho?
    • E se a personagem fosse teimosa e não ouvisse os conselhos dos outros?

A par, os alunos:

  • Criam uma capa ou ilustração para a segunda história atribuída inicialmente;
  • Acedem à obra e comparam as suas criações com as ilustrações reais.

Em grande grupo, os alunos apresentam:

  • as obras que estiveram a ler;
  • as histórias que criaram.

Nota: os alunos poderão fazer requisição domiciliária dos livros apresentados pelos colegas.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

3. Constrói sentidos a partir de leituras em vários formatos (áudio, escrito, vídeo, multimédia).
4. Expressa oralmente ideias recorrendo a vocabulário adequado e sequências discursivas apropriadas.
5. Relata experiências de leitura, exprimindo sentimentos e emitindo opiniões.
6. Cria textos originais em formatos variados.

Atitudes/ Valores:

1. Demonstra curiosidade. 
2. Mostra interesse e gosto pela leitura. 
4. Manifesta espírito crítico.

 

Articulação curricular possível

1.º Ciclo - 2.º ano

  • Português 
  • Educação artística- Artes visuais

 

Recursos

Observações

  • A Rede de Bibliotecas Escolares disponibiliza 22 sugestões de livros. Naturalmente, de acordo com os acervos das bibliotecas, poderão ser usadas outras obras. Caso o faça, sugere-se que partilhe a sua seleção de excertos com a comunidade RBE, neste formulário. As propostas submetidas serão incorporadas nas sugestões de livros.
  • Esta atividade é uma proposta de leitura na/ com a biblioteca escolar no âmbito da Avaliação de fluência leitora 2025;
  • A atividade pode ser realizada integral ou parcialmente, de acordo com as características da turma e o tempo disponível.
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard