|
Desenvolvimento Exploração de livros a partir de excertos: leitura, interpretação, produção textual e expressão artística. Preparação:
- Seleção de um conjunto de obras curtas de literatura infantil do acervo da biblioteca. (tantas quantos os alunos presentes).
- Elaboração de um pequeno cartão de divulgação para cada obra, a disponibilizar aos alunos. (ver recursos)
- Exposição das obras pelo espaço.
Em grande grupo:
- Explicação das tarefas a desenvolver;
- Constituição de pares de trabalho.
- Sorteio de um cartão de divulgação de livros por cada aluno.
Individualmente, os alunos:
- Leem o texto do cartão de divulgação do livro que lhes foi fornecido;
- Refletem sobre a história que o mesmo poderá contar;
- Escrevem duas frases que antecipem o possível conteúdo da história.
A par, os alunos
- Conversam sobre os seus excertos;
- Partilham as frases elaboradas;
- Apreciam mutuamente as suas frases e aperfeiçoam-nas;
- Selecionam, de entre as duas obras, aquela sobre a qual vai incidir o seu trabalho.
A par, os alunos acedem ao livro que selecionaram e:
- Analisam os aspetos paratextuais e elaboram a ficha do livro (ver recursos);
- Procedem à sua leitura;
- Conversam sobre o que leram, considerando algumas pistas pré-preparadas pelos docentes;
Exemplos: De que fala o texto? / Quem é que participa? / O que é que acontece? / De que mais gostamos? / Uma razão para lermos este livro. Uma palavra nova que aprendemos… A par, os alunos:
- Preparam a apresentação da história à turma:
- Sugestão: Podem também preparar a dramatização de uma parte da história.
- Selecionam uma das perguntas abaixo para, a partir dela, criarem uma breve história:
- E se a história se passasse numa ilha deserta?
- E se a personagem principal fosse um robô?
- E se a aventura acontecesse no futuro, num mundo com carros voadores?
- E se o grande desafio fosse encontrar uma chave mágica?
- E se tudo não passasse de um sonho?
- E se a personagem fosse teimosa e não ouvisse os conselhos dos outros?
A par, os alunos:
- Criam uma capa ou ilustração para a segunda história atribuída inicialmente;
- Acedem à obra e comparam as suas criações com as ilustrações reais.
Em grande grupo, os alunos apresentam:
- as obras que estiveram a ler;
- as histórias que criaram.
Nota: os alunos poderão fazer requisição domiciliária dos livros apresentados pelos colegas.  |
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 3. Constrói sentidos a partir de leituras em vários formatos (áudio, escrito, vídeo, multimédia). 4. Expressa oralmente ideias recorrendo a vocabulário adequado e sequências discursivas apropriadas. 5. Relata experiências de leitura, exprimindo sentimentos e emitindo opiniões. 6. Cria textos originais em formatos variados. Atitudes/ Valores: 1. Demonstra curiosidade. 2. Mostra interesse e gosto pela leitura. 4. Manifesta espírito crítico.  |