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Pesquisa e tratamento de informação e criação de cartazes informativos sobre espécies invasoras identificando as suas características e formas de controlo.
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Objetivos
- Treinar competências de avaliação da informação disponível online/na Internet.
- Elaborar referências e citações de artigos de revistas em linha.
- Reconhecer as consequências das invasões biológicas, identificando plantas invasoras existentes em Portugal.
- Divulgar e estimular práticas sustentáveis para controlo de plantas invasoras (identificação e mapeamento).
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Desenvolvimento
- Em grande grupo, o professor apresenta o trabalho a realizar e os seus objetivos.
- Em pequeno grupo, os alunos:
- Fazem um brainstorming sobre o significado dos termos planta nativa, planta exótica e planta invasora;
- Exploram a plataforma de informação e ciência-cidadã sobre plantas invasoras em Portugal (ver recursos) e:
- distinguem planta nativa de planta exótica;
- distinguem planta exótica de planta invasora;
- identificam impactos das plantas invasoras no ecossistema.
- Com recurso às Fichas de espécies invasoras em Portugal (ver recurso), identificam algumas das espécies invasoras da sua região e exploram as suas características, identificando outros locais onde as mesmas foram avistadas (avistamentos atuais da espécie);
- Selecionam duas espécies invasoras sobre as quais vão recolher informação;
Sugestão: O professor deverá orientar no sentido de não haver espécies repetidas.
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- Identificam formas de gestão e controlo das espécies invasoras que selecionaram;
- Recolhem a informação relevante e sintetizam-na em textos breves e ilustrativos;
- Produzem um cartaz digital para cada espécie com os textos que criaram;
- Exploram o tutorial Citar e referenciar (ver recursos) e elaboram as citações e as referências de acordo com as normas APA 7.ª edição.
Sugestão: Os alunos podem ser incentivados a consultar este tutorial, sempre que a fonte de informação se encontre num formato cuja norma específica desconhecem.
- Em pequeno grupo, os alunos leem o artigo da revista Nacional Geographic A invasão silenciosa em Portugal (ver recursos) e identificam a importância do contributo dos cidadãos para a identificação e controlo das espécies invasoras.
- Em grande grupo, os alunos produzem um texto informativo para o corpo de email a enviar para as Juntas de Freguesia e Câmara Municipal, sobre a importância de identificar espécies invasoras e de realizar o seu controlo nos ecossistemas do concelho.
NOTAS:
- Os cartazes são divulgados nos canais digitais da biblioteca.
- Os alunos podem ser incentivados a colaborarem na identificação e mapeamento de espécies invasoras da sua região na plataforma cidadã do sítio web Invasoras. pt através do seu registo na plataforma BioDiversity4All/iNaturalist
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Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 7. Trabalha colaborativamente, debatendo e justificando os seus pontos de vista, confrontando-os com os dos outros e reformulando posições. 8. Combina dados de diferentes fontes, organiza, categoriza e estrutura a informação recolhida. 10. Cita e referencia os autores que transcreveu ou parafraseou e elabora bibliografias, usando as normas respetivas. 11. Conhece diferentes formatos e ferramentas, selecionando aqueles que melhor se adequam aos conteúdos a apresentar. Atitudes/ Valores: 2. Age de forma metódica e rigorosa. 4. Respeita os direitos de autor e conexos. 7. Revela motivação e autoconfiança no uso da informação.  |
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Articulação curricular possível 3.º Ciclo - 8.º ano
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Recursos
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