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Pesquisa e tratamento de informação e criação de cartazes informativos sobre espécies invasoras identificando as suas características e formas de controlo.
 
 
 
 

Objetivos

  • Treinar competências de avaliação da informação disponível online/na Internet.
  • Elaborar referências e citações de artigos de revistas em linha.
  • Reconhecer as consequências das invasões biológicas, identificando plantas invasoras existentes em Portugal.
  • Divulgar e estimular práticas sustentáveis para controlo de plantas invasoras (identificação e mapeamento).

 

Desenvolvimento

  • Em grande grupo, o professor apresenta o trabalho a realizar e os seus objetivos.

  • Em pequeno grupo, os alunos:

    • Fazem um brainstorming sobre o significado dos termos planta nativa, planta exótica e planta invasora;

    • Exploram a plataforma de informação e ciência-cidadã sobre plantas invasoras em Portugal (ver recursos) e:
      • distinguem planta nativa de planta exótica;
      • distinguem planta exótica de planta invasora;
      • identificam impactos das plantas invasoras no ecossistema.

    • Com recurso às Fichas de espécies invasoras em Portugal (ver recurso), identificam algumas das espécies invasoras da sua região e exploram as suas características, identificando outros locais onde as mesmas foram avistadas (avistamentos atuais da espécie);

    • Selecionam duas espécies invasoras sobre as quais vão recolher informação;
Sugestão: O professor deverá orientar no sentido de não haver espécies repetidas.

    • Identificam formas de gestão e controlo das espécies invasoras que selecionaram;

    • Recolhem a informação relevante e sintetizam-na em textos breves e ilustrativos;

    • Produzem um cartaz digital para cada espécie com  os textos que criaram;

    • Exploram o tutorial Citar e referenciar (ver recursos) e elaboram as citações e as referências de acordo com as normas APA 7.ª edição.
Sugestão: Os alunos podem ser incentivados a consultar este tutorial, sempre que a fonte de informação se encontre num formato cuja norma específica desconhecem.

  • Em pequeno grupo, os alunos leem o artigo da revista Nacional Geographic A invasão silenciosa em Portugal (ver recursos) e identificam a importância do contributo dos cidadãos para a identificação e controlo das espécies invasoras.

  • Em grande grupo, os alunos produzem um texto informativo para o corpo de email a enviar para as Juntas de Freguesia e Câmara Municipal, sobre a importância de identificar espécies invasoras e de realizar o seu controlo nos ecossistemas do concelho.

NOTAS:

  • Os cartazes são divulgados nos canais digitais da biblioteca.
  • Os alunos podem ser incentivados a colaborarem na identificação e mapeamento de espécies invasoras da sua região na plataforma cidadã do sítio web Invasoras. pt através do seu registo na plataforma BioDiversity4All/iNaturalist 

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

7. Trabalha colaborativamente, debatendo e justificando os seus pontos de vista, confrontando-os com os dos outros e reformulando posições.
8. Combina dados de diferentes fontes, organiza, categoriza e estrutura a informação recolhida.
10. Cita e referencia os autores que transcreveu ou parafraseou e elabora bibliografias, usando as normas respetivas.
11. Conhece diferentes formatos e ferramentas, selecionando aqueles que melhor se adequam aos conteúdos a apresentar.

Atitudes/ Valores:

2. Age de forma metódica e rigorosa.
4. Respeita os direitos de autor e conexos.
7. Revela motivação e autoconfiança no uso da informação.

 

Articulação curricular possível

3.º Ciclo - 8.º ano

 

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