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Pesquisa e tratamento de informação para fundamentação de argumentos.
 
 
 
 

Objetivos

  • Selecionar informação para responder a necessidades específicas.
  • Elaborar referências e citações de diferentes fontes de informação.
  • Problematizar vantagens e desvantagens para Portugal da integração na União Europeia.
  • Relacionar as políticas europeias com os ODS.

 

Desenvolvimento

A pares, os alunos:

  • Exploram a informação do Manual de Geografia sobre as vantagens e as desvantagens de pertencer à União Europeia;

  • Selecionam uma vantagem e uma desvantagem;

  • Definem palavras-chave com base nas informações recolhidas;

  • Elaboram um mapa mental para estruturar as ideias principais e orientar as pesquisas; 

  • Pesquisam sobre a vantagem e a desvantagem que selecionaram em recursos disponíveis nos sítios web da Euronews, da ONU e do Parlamento Europeu (ver recursos);

  • Refletem sobre a informação pesquisada e produzem um texto argumentativo.

  • Exploram o Tutorial Citar e Referenciar, nomeadamente no que diz respeito a fontes de informação cuja referenciação é menos usual.

  • Elaboram as citações e as referências de acordo com as normas APA 7.ª edição das diferentes fontes de informação (artigo de jornal digital, manual da disciplina impresso, vídeo do YouTube e artigo de sítio web).

  • Registam os textos elaborados num mural digital coletivo.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

5. Recolhe e seleciona informação em fontes de informação primárias, secundárias e terciárias, incluindo dados e recursos educativos abertos.
7. Colabora, partilha e discute com os outros os resultados, ideias e conclusões do trabalho realizado, retrocedendo ou avançando no processo de informação, de acordo com as necessidades detetadas.
9. Compreende e aplica as normas de proteção e defesa da propriedade intelectual e do copyright, condenando o plágio e o uso ilegal da informação
10. Sintetiza e exprime as ideias de forma original, fundamentando-as em dados, evidências e informações devidamente referenciados.

Atitudes/ Valores:

3. Mostra resiliência, abertura, flexibilidade e adaptabilidade na procura de informação.
4. Respeita os direitos de autor e conexos.
7. Revela motivação e autoconfiança no uso da informação.

 

Articulação curricular possível

Ensino Secundário

 

Recursos

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