|
Desenvolvimento A pares, os alunos:
- Exploram a informação do Manual de Geografia sobre as vantagens e as desvantagens de pertencer à União Europeia;
- Selecionam uma vantagem e uma desvantagem;
- Definem palavras-chave com base nas informações recolhidas;
- Elaboram um mapa mental para estruturar as ideias principais e orientar as pesquisas;
- Pesquisam sobre a vantagem e a desvantagem que selecionaram em recursos disponíveis nos sítios web da Euronews, da ONU e do Parlamento Europeu (ver recursos);
- Refletem sobre a informação pesquisada e produzem um texto argumentativo.
- Exploram o Tutorial Citar e Referenciar, nomeadamente no que diz respeito a fontes de informação cuja referenciação é menos usual.
- Elaboram as citações e as referências de acordo com as normas APA 7.ª edição das diferentes fontes de informação (artigo de jornal digital, manual da disciplina impresso, vídeo do YouTube e artigo de sítio web).
- Registam os textos elaborados num mural digital coletivo.
 |
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 5. Recolhe e seleciona informação em fontes de informação primárias, secundárias e terciárias, incluindo dados e recursos educativos abertos. 7. Colabora, partilha e discute com os outros os resultados, ideias e conclusões do trabalho realizado, retrocedendo ou avançando no processo de informação, de acordo com as necessidades detetadas. 9. Compreende e aplica as normas de proteção e defesa da propriedade intelectual e do copyright, condenando o plágio e o uso ilegal da informação 10. Sintetiza e exprime as ideias de forma original, fundamentando-as em dados, evidências e informações devidamente referenciados. Atitudes/ Valores: 3. Mostra resiliência, abertura, flexibilidade e adaptabilidade na procura de informação. 4. Respeita os direitos de autor e conexos. 7. Revela motivação e autoconfiança no uso da informação.  |