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Desenvolvimento Abordagem das Licenças Creative Commons a partir da leitura de uma história.
- Os docentes:
- Contam a história Criativus e o Ladrão de Ideias (ver recursos)
[o docente deve procurar envolver as crianças na história, fazendo com que elas se identifiquem com o amigo imaginário criativo e com as suas criações.]
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- Perguntam às crianças:
- se concordam que Criativus deve partilhar as suas criações com outras pessoas;
- o que pensam sobre as atitudes de Plagiarius.
- Organizam um jogo de perguntas e respostas com as crianças, para saber se e como elas gostariam de partilhar as suas próprias criações.
[Sugestões: Gostariam de partilhar os vossos desenhos com outras pessoas?; Como gostariam que as pessoas usassem os vossos desenhos?]
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- Explicam que existem formas de usar e partilhar conteúdos na internet, respeitando os seus criadores (licenças).
- Mostram alguns símbolos das licenças Creative Commons e explicam o que cada um deles significa.
[Por exemplo, se a licença permite a partilha, a adaptação e o uso comercial] (Ver infográfico Posso usar a tua ficha?)
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- Mostram alguns conteúdos específicos que estão sob licenças Creative Commons, como por exemplo, fotos de animais, músicas animadas, etc.
- Em grande grupo, as crianças, orientadas pelos docentes,
- constroem uma história coletiva,
- escolhem uma licença Creative Commons para a sua história,
- refletem sobre as aprendizagens realizadas partindo, ou não, da exploração dos vídeos.
[Sugestões de questões: Por que é importante agradecer aos outros pelo seu trabalho? Por que é importante pedir licença para usarmos o que outros construíram? É correto usarmos histórias, imagens ou músicas sem pedirmos licença? Por que escolheram aquela licença para a história que criaram? ] |