Informação | Pesquisar | Tratar | Produzir | 1º Ciclo | Direitos de autor | Licenças Creative Commons
Abordagem das Licenças Creative Commons a partir da leitura de uma história.
 
 
 
 

Objetivos

  • Compreender que existem regras para partilha de conteúdos na internet.
  • Conhecer elementos básicos das licenças Creative Commons.

 

Desenvolvimento

Abordagem das Licenças Creative Commons a partir da leitura de uma história.

  • Os docentes:
    • Contam a história Criativus e o Ladrão de Ideias (ver recursos)
 
[o docente deve procurar envolver as crianças na história, fazendo com que elas se identifiquem com o amigo imaginário criativo e com as suas criações.]

    • Perguntam às crianças:
      • se concordam que Criativus deve partilhar as suas criações com outras pessoas;
      • o que pensam sobre as atitudes de Plagiarius.

    • Organizam um jogo de perguntas e respostas com as crianças, para saber se e como elas gostariam de partilhar as suas próprias criações.
[Sugestões: Gostariam de partilhar os vossos desenhos com outras pessoas?; Como gostariam que as pessoas usassem os vossos desenhos?]

    • Explicam que existem formas de usar e partilhar conteúdos na internet, respeitando os seus criadores (licenças).

    • Mostram alguns símbolos das licenças Creative Commons e explicam o que cada um deles significa.
[Por exemplo, se a licença permite a partilha, a adaptação e o uso comercial] (Ver infográfico Posso usar a tua ficha?)
 
    • Mostram alguns conteúdos específicos que estão sob licenças Creative Commons, como por exemplo, fotos de animais, músicas animadas, etc.

  • Em grande grupo, as crianças, orientadas pelos docentes,
    • constroem uma história coletiva,
    • escolhem uma licença Creative Commons para a sua história,
    • refletem sobre as aprendizagens realizadas partindo, ou não, da exploração dos vídeos.
[Sugestões de questões: Por que é importante agradecer aos outros pelo seu trabalho? Por que é importante pedir licença para usarmos o que outros construíram? É correto usarmos histórias, imagens ou músicas sem pedirmos licença? Por que escolheram aquela licença para a história que criaram? ]

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

9. Aceita o estabelecimento de regras simples no uso da informação.
10. Enuncia com palavras suas o que aprendeu.
13. Avalia o trabalho efetuado.

Atitudes/ Valores:

4. Respeita os direitos de autor e conexos.
5. Demonstra iniciativa e criatividade na resolução de problemas.

 

Articulação curricular possível

1.º Ciclo

Português

Cidadania e Desenvolvimento

 

Recursos

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard