Leitura | Compreender | Comunicar | Ensino Secundário| Psicologia B| Sociologia| Antropologia| Partilha de leituras| Partilha de opiniões | Murais digitais
Discussão, análise e tomada de posição sobre a questão da “identidade”, através da observação e leitura de imagens, com base no universo de referentes dos alunos e em informações que vão adquirindo ao longo da atividade.
|
|
Objetivos
- Debater questões sobre a identidade.
- Observar e analisar imagens.
- Fazer inferências, organizar e registar informação relevante em função do que se observa.
- Redigir textos, adequados a finalidades como narrar e informar, em diferentes suportes.
|
|
Desenvolvimento Discussão, análise e tomada de posição sobre a questão da “identidade”, através da observação e leitura de imagens, com base no universo de referentes dos alunos e em informações que vão adquirindo ao longo da atividade.
- Os docentes:
- Incentivam os alunos a definir o conceito de identidade (Brainstorming - registo no quadro das teses/argumentos dos alunos).
[Sugestões/questões orientadoras: Como é cada um define a sua identidade? Que aspetos das suas vidas tiveram impacto na construção da sua identidade? O que é um retrato? O que é que o retrato nos diz a respeito de nós próprios?….]
- Ao longo da atividade, os alunos são incentivados a adicionar ou mudar essa definição.
- Mostram imagens (ver recursos) e convidam os alunos:
- a observá-las, a formular interpretações com base no que veem [o traje, a pose, o gesto, a expressão, o humor, as escolhas estilísticas dos artistas, a forma como os artistas representaram a identidade individual e coletiva…]
- e a refletir.[Como os indivíduos/ personagens são retratados/representados? Como se terão sentido os retratados? A imagem que temos de nós próprios será igual aquela que pensamos que os outros têm de nós? …]
- Em pequenos grupos, os alunos:
- Anotam, aspetos novos que tenham observado e como essa observação alterou as suas interpretações iniciais.
- Aprofundam a leitura das imagens até que todas tenham sido analisadas.[navegar entre o detalhe e a visão de conjunto; acrescentar informação sobre contextos… artísticos, históricos; comparar imagens; etc.]
- Procuram informação em fontes diversificadas e colocam outras questões sobre a identidade.
- Registam as principais conclusões num mural digital coletivo e apresentam-nas à turma, justificando-as.[definições - identidade individual e coletiva; processo de descoberta; resultados de pesquisa; referências documentais…]
- Individualmente, os alunos criam um autorretrato, selecionando fotos antigas ou tirando novas (perspetivas / facetas…), fazendo com elas uma colagem à qual acrescentam legendas, que de alguma forma reflitam a sua identidade individual. Se assim o entenderem, poderão partilhar e discutir os seus retratos com a turma.
- Os docentes, conjuntamente com os alunos:
- discutem o processo[Como é que as suas interpretações mudaram ao longo da atividade; Como vemos e o que vemos realmente? Olhar e ver significarão exatamente a mesma coisa? Como se constroem as formas identitárias?…]
- e avaliam os resultados.[O que se aprendeu com esta atividade?…sobre nós próprios, sobre os outros, sobre o conceito..]
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 3. Constrói e problematiza sentidos, integrando na compreensão dos textos conteúdos apresentados em diversos formatos e linguagens. 6. Cria textos originais, em diferentes géneros e formatos, dominando as linguagens e as técnicas necessárias. 8. Procura informação para descobrir, criar conhecimento e aprender com autonomia. Atitudes/ Valores: 1. Demonstra curiosidade. 3. Participa na troca e debate de ideias. 4. Manifesta espírito crítico. 6. Reconhece o valor da informação. 7. Revela imaginação na compreensão e produção textual. |
|
Articulação curricular possível Psicologia B, Sociologia, Antropologia http://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-secundario |
|
Recursos
- Iturbide, G. (1979). Autorretrato con los indios seris [Fotografia]. Fundación MAPFRE, Madrid. Espanha. https://www.fundacionmapfre.org/arte-y-cultura/colecciones/graciela-iturbide/autorretrato-con-los-indios-seris-desierto-de-sonora-mexico/
- Picasso, P. (1932). Girl before a Mirror [Pintura]. The Museum of Modern Art, Nova Iorque, Estados Unidos. https://www.moma.org/collection/works/78311
- Lange, D. (1936). Damaged Child [Fotografia]. George Eastman Museum, Rochester, Estados Unidos. https://artsandculture.google.com/asset/damaged-child-shacktown-elm-grove-oklahoma-dorothea-lange/4wH8TY51WnZPMQ
- Salgado, S. (2005). Pajés do povo Kamaiurá [Fotografia]. Instituto Socioambiental, São Paulo, Brasil. https://artsandculture.google.com/asset/paj%C3%A9s-do-povo-kamaiur%C3%A1-sebasti%C3%A3o-salgado-amazonas-imagens/bgHTTL6Pr6cRww
- Lange, D. (1936). Migrant Mother [Fotografia]. The Minneapolis Institute of Art, Minneapolis, Estados Unidos.
https://artsandculture.google.com/asset/migrant-mother-nipomo-california/ogF9bKF6G1Kwlg
- Coletânea de autorretratos
Introspecção: autorretratos. Como os contemporâneos de Frida Kahlo viam a si mesmos? [Exposição online]. (2017). Colección Blaisten, Mexico, México. https://artsandculture.google.com/exhibit/introspec%C3%A7%C3%A3o-autorretratos/TgKimdy9Gzi7KQ
- Ferramentas digitais para a criação de murais digitais
- Repositórios de imagens
|