Leitura | Compreender | Comunicar | Ensino Secundário| Psicologia B| Sociologia| Antropologia| Partilha de leituras| Partilha de opiniões | Murais digitais
Discussão, análise e tomada de posição sobre a questão da “identidade”, através da observação e leitura de imagens, com base no universo de referentes dos alunos e em informações que vão adquirindo ao longo da atividade.
 
 
 
 

Objetivos

  • Debater questões sobre a identidade.
  • Observar e analisar imagens.
  • Fazer inferências, organizar e registar informação relevante em função do que se observa.
  • Redigir textos, adequados a finalidades como narrar e informar, em diferentes suportes.

 

Desenvolvimento

Discussão, análise e tomada de posição sobre a questão da “identidade”, através da observação e leitura de imagens, com base no universo de referentes dos alunos e em informações que vão adquirindo ao longo da atividade.

  • Os docentes: 
    • Incentivam os alunos a definir o conceito de identidade (Brainstorming - registo no quadro das teses/argumentos dos alunos).
       
      [Sugestões/questões orientadoras: Como é cada um define a sua identidade? Que aspetos das suas vidas tiveram impacto na construção da sua identidade? O que é um retrato? O que é que o retrato nos diz a respeito de nós próprios?….]
    • Ao longo da atividade, os alunos são incentivados a adicionar ou mudar essa definição.

    • Mostram imagens (ver recursos) e convidam os alunos:
      • a observá-las, a formular interpretações com base no que veem 
        [o traje, a pose, o gesto, a expressão, o humor, as escolhas estilísticas dos artistas, a forma como os artistas representaram a identidade individual e coletiva…]

      • e a refletir.
        [Como os indivíduos/ personagens são retratados/representados? Como se terão sentido os retratados? A imagem que temos de nós próprios será igual aquela que pensamos que os outros têm de nós? …]
  • Em pequenos grupos, os alunos:
    • Anotam, aspetos novos que tenham observado e como essa observação alterou as suas interpretações iniciais.

    • Aprofundam a leitura das imagens até que todas tenham sido analisadas.
      [navegar entre o detalhe e a visão de conjunto; acrescentar informação sobre contextos… artísticos, históricos; comparar imagens; etc.]

    • Procuram informação em fontes diversificadas e colocam outras questões sobre a identidade.

    • Registam as principais conclusões num mural digital coletivo e apresentam-nas à turma, justificando-as.
      [definições - identidade individual e coletiva; processo de descoberta; resultados de pesquisa; referências documentais…]

  • Individualmente, os alunos criam um autorretrato, selecionando fotos antigas ou tirando novas (perspetivas / facetas…), fazendo com elas uma colagem à qual acrescentam legendas, que de alguma forma reflitam a sua identidade individual. Se assim o entenderem, poderão partilhar e discutir os seus retratos com a turma.

  • Os docentes, conjuntamente com os alunos:
    • discutem o processo
      [Como é que as suas interpretações mudaram ao longo da atividade; Como vemos e o que vemos realmente? Olhar e ver significarão exatamente a mesma coisa? Como se constroem as formas identitárias?…]
    • e avaliam os resultados.
      [O que se aprendeu com esta atividade?…sobre nós próprios, sobre os outros, sobre o conceito..]

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

3. Constrói e problematiza sentidos, integrando na compreensão dos textos conteúdos apresentados em diversos formatos e linguagens.

6. Cria textos originais, em diferentes géneros e formatos, dominando as linguagens e as técnicas necessárias.

8. Procura informação para descobrir, criar conhecimento e aprender com autonomia.

Atitudes/ Valores:

1. Demonstra curiosidade.

3. Participa na troca e debate de ideias.

4. Manifesta espírito crítico.

6. Reconhece o valor da informação.

7. Revela imaginação na compreensão e produção textual.

 

Articulação curricular possível

Psicologia B, Sociologia, Antropologia

http://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-secundario

 

Recursos

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard