Projetos > Todos Juntos Podemos Ler > Projetos

Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima

Título
Leituras que conectam
DSR
Norte
Agrupamento de Escolas
Não Agrupada
Escola
Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima
Ano de integração
2025
SINOPSE

“Leituras que conectam” procura a integração efetiva dos alunos migrantes na comunidade educativa e local e a valorização da diversidade geográfica e cultural dos alunos, proporcionando quer experiências culturais quer promovendo atividades de pesquisa, leitura e escrita em articulação com a biblioteca escolar e as diferentes disciplinas.

Através de metodologias ativas em que se valoriza a participação de todos, o nosso projeto foca-se nos alunos do 1.º ano, pela necessidade de inclusão, estando planificado para ser desenvolvido nos próximos anos letivos, com devidas adaptações, mas sempre com foco no desenvolvimento pessoal, social e profissional dos alunos, preparando-os para enfrentar os desafios do futuro com confiança e competência.

A criação de ambientes de aprendizagem nos quais o professor bibliotecário, em articulação com diferentes professores, Psicóloga e Educadora Social envolvem os alunos num olhar pelas comunidades: escolar “Todos contamos!”, local “Lima Vibes”, e de origem “Minha terra, Minha história”, de modo a contribuir para a criação de ambientes escolares mais positivos, nos quais os alunos se sintam aceites e envolvidos.

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard