SINOPSE |
A biblioteca escolar, em resposta às dificuldades diagnosticadas no âmbito do processo de leitura e escrita, e motivações subjacentes, apoia a comunidade educativa na adoção e implementação de estratégias para apoiar e orientar os alunos conforme as suas necessidades e potencialidades, tendo em consideração as perturbações ao nível dos processos de leitura e escrita, facilitando assim o acesso à leitura para todos com a disponibilização de espaços e materiais que envolvam as crianças mais novas através dos "Book-Talk" e "Book Bits" Com os pais e os professores objetiva-se a sua colaboração no desenvolvimento de estratégias motivacionais e emocionais associadas aos processos de leitura, bem como na diversificação das abordagens pedagógicas que respondam às suas necessidades particulares, reforçando os diferentes domínios, conforme as competências consignadas no Perfil do aluno à saída escolaridade obrigatória, o ritmo e o estilo de aprendizagem de cada discente, enquanto individualidade, no sentido de desenvolver as áreas percetivas e comunicativas. Além destas variáveis, impera ainda desenvolver a sua autoestima enquanto individualidade e responsável pela descoberta e aprendizagem. |