Informação | Tratar | Produzir | 2.º Ciclo | Direitos de autor
Abordagem de conceitos básicos no âmbito dos direitos de autor; análise de situações da vida real e definição de regras simples de referenciação.
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Objetivos
- Compreender direitos e responsabilidades enquanto consumidor e criador de conteúdos.
- Conhecer os direitos de autor.
- Aplicar os princípios dos direitos de autor a cenários da vida real.
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Desenvolvimento Abordagem de conceitos básicos no âmbito dos direitos de autor; análise de situações da vida real e definição de regras simples de referenciação.
- Em grande grupo:
- Inquérito interativo - hábitos online: criação e consumo (ver recursos de apoio)
- Análise dos resultados do inquérito e abordagem do conceito de criador / consumidor. (veja o recurso de apoio Reflexão: consumidores/ criadores)
- Visionamento de um vídeo (ver recursos sugeridos)
- Comentário do vídeo
Sugestões de abordagem: Este vídeo pertence a uma série que levou cerca de seis meses a produzir. Porque será que os operadores de câmara e os cientistas estavam dispostos a correr sérios riscos para criar esta minissérie? Lembrem-se de um trabalho de criação que já tenham feito. Como se sentiriam em relação a outros que partilhassem esse trabalho como se fosse deles? O que vos motivaria a dedicar meio ano a um projeto? Seria importante que os outros reconhecessem que são vocês quem decide onde e como o vosso trabalho é partilhado em linha?
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- Abordagem dos conceitos de direitos de autor/ copyright, plágio, referenciação…
- A pares: Jogo interativo: Direitos de autor (ver recurso de apoio)
- Em pequeno grupo: Posso ou não posso? Análise de situações do quotidiano (Ver recurso de apoio)
- Em grande grupo:
- Apresentação e discussão de resultados
- Definição de regras a seguir para respeitar os direitos de autor (Ver sugestões em recurso de apoio)
- Em pequeno grupo:
- Elaboração de dicas para um uso correto da informação disponível online.
- Criação de materiais de divulgação (analógicos ou digitais) que incorporem essas dicas
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Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 9. Cumpre normas associadas aos direitos de autor. 11. Escolhe um formato ajustado aos conteúdos a apresentar, usando as ferramentas adequadas (digitais ou outras). Atitudes/ Valores: 4. Respeita os direitos de autor e conexos. 7. Revela motivação e autoconfiança no uso da informação. |
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Articulação curricular possível 2.º Ciclo Aprendizagens essenciais |
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Recursos
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Observações 1. Esta atividade foi inspirada nas seguintes propostas:
2. Esta atividade poderá ter sequência, convidando-se os alunos a desenvolverem uma campanha pelo uso adequado e justo dos conteúdos disponíveis em linha. |