Público-alvo
Pré-escolar e 1.º Ciclo
Descrição
- O professor desafia as crianças a realizar, junto dos pais ou outros familiares, o seguinte questionário informal:
O que significa ser menina?
O que significa ser menino?
- Realizada a tarefa, as crianças transmitem entre si e ao professor as respostas, o qual as regista de modo a que todos as possam identificar ou ler.
- No final, o professor pode perguntar às crianças:
- De que modo é que esses resultados podem influenciar a vontade dos meninos e das meninas querem…
-
- … ir à escola e continuar a progredir nos seus estudos?
- … ser líderes no seu trabalho e na vida comunitária?
- … ser quem quiserem?
- ...
- Que conclusão podemos tirar dos resultados do questionário?
- Que ações devemos pôr em prática para mudar as expetativas dos adultos perante as meninas e os meninos?
- Em seguida, para aprofundarem ideias, sugere-se que o professor leia às crianças um excerto de um dos seguintes títulos: Rula busca su lugar ou Malala Yousafzai: a minha história é a história de muitas raparigas.
Durante a leitura há questões que podem ser levantadas, por exemplo:
-
-
-
- De quem fala a história?
- Na história, o que gostaste?
- O que mudarias?
- Que ações é que encoraja?
- ...