A biblioteca da Escola Básica n.º 6 de Setúbal, do Agrupamento de Escolas Luísa Todi, Setúbal desenvolveu uma atividade de articulação curricular com o professor titular do 1.º ciclo, envolvendo as áreas de português, estudo do meio, matemática e tecnologias da informação e comunicação.
A biblioteca escolar promoveu conhecimentos, atitudes e valores do referencial Aprender com a Biblioteca Escolar, no âmbito da literacia da informação.
A atividade desenvolveu-se em quatro etapas, alternando nos espaços da biblioteca escolar e da sala de aula:
1ª Etapa:
Na biblioteca escolar, os alunos foram desafiados a refletir sobre o seu conceito prévio de património cultural, numa chuva de ideias, que foram sendo registadas, fomentando a intervenção de todos os alunos.
Posteriormente, analisaram e dialogaram sobre os elementos paratextuais, constantes da capa do álbum de Jorge Serafim, O afinador de memória, refletiram sobre a sua ligação com o conceito de património e apresentaram algumas previsões do conteúdo do livro, num diálogo mediado pela professora bibliotecária.
Seguiu-se a leitura do álbum pela professora bibliotecária, após o que, foram colocadas questões, confrontando as previsões iniciais, com a informação recolhida a partir da leitura, bem com os exemplos de património identificados na leitura, envolvendo os alunos na construção do significado do conteúdo do livro, clarificando o conceito de património cultural (material e imaterial), que faz parte da nossa identidade e memória coletiva, que temos que conservar, valorizar e transmitir às gerações futuras.
A professora bibliotecária deu continuidade, apresentando e contextualizando o trabalho a realizar seguidamente: conhecer melhor o património da cidade de Setúbal, através de pesquisa de informação, criação de textos e elaboração de um mapa digital com a informação recolhida. Para o efeito, apresentou aos alunos a plataforma Padlet e explicou o Guião [Fazer ligação para o Guião, em anexo] com os passos a seguir na tarefa a realizar.
2ª Etapa:
Na sala de aula, sob a orientação do professor titular de turma, cada aluno, a partir do Guião, pesquisou e analisou a informação que recolheu, utilizando os recursos selecionados e a tabela de tratamento de informação facultada.
Seguidamente, cada aluno redigiu o texto de referenciação relativo ao património que pesquisou, preenchendo o ponto de referenciação respetivo, sinalizado no mapa da cidade de Setúbal. Procedeu, também à pesquisa e descarregamento de imagens, para ilustrar o referido ponto de localização.
3ª Etapa:
Na biblioteca escolar, os alunos apresentaram aos seus colegas de turma e aos de outra turma do mesmo ano, o trabalho produzido colaborativamente, na sala de aula, através da apresentação do mapa do património realizado (plataforma Padlet), desenhando um percurso turístico por vários monumentos do património local. O balanço do trabalho e das aprendizagens realizadas foi feito através de um Quizz com perguntas elaboradas pelos alunos, sobre os monumentos de Setúbal representados no mapa.
4ª Etapa:
Na sala de aula, foi ainda construído um jogo de aplicação de conhecimentos sobre o património local edificado, constante do mapa "Ser explorador na minha cidade", com recurso à ferramenta Scratch.
A hiperligação do Mapa e do Scratch foram disponibilizados à turma que participou da apresentação, que experimentou o jogo.
Esta atividade recebeu o prémio Fazer em Rede - Atividade Top em maio de 2026.