Informação | Pesquisar | 1.º Ciclo | Estudo do Meio | Português | Cidadania e Desenvolvimento| Questões
Formulação de perguntas de pesquisa no âmbito da primeira etapa de um trabalho de projeto intitulado “O Mundo é a nossa Casa”.
|
|
Objetivos
- Inventariar problemas relacionados com a poluição.
- Perspetivar soluções para os problemas identificados.
- Desenvolver competências de pesquisa de informação.
- Formular questões pertinentes sobre o problema em análise.
|
|
Desenvolvimento Formulação de perguntas de pesquisa no âmbito da primeira etapa de um trabalho de projeto intitulado “O Mundo é a nossa Casa”. 1. Introdução da temática
- Leitura do livro Impossível, de Catarina Sobral.
- Visionamento do filme A maior lição do mundo, da UNICEF Portugal.
2. Apresentação pelos docentes:
- do foco que orientará a elaboração das perguntas:
“Daqui a 50 anos talvez ainda seja possível viver na Terra”;
- de regras para a formulação de perguntas.
3. Em pequenos grupos:
- Seleção do porta-voz do grupo responsável por registar as perguntas (ver recurso de apoio);
- A partir do foco, formulação do maior número de perguntas;
- Análise do tipo de perguntas formuladas (abertas/fechadas);
- Revisão da lista de perguntas e numeração por ordem de relevância;
- Seleção das 3 perguntas mais relevantes e prioritárias.
4. Em grande grupo
- Apresentação pelo porta-voz de cada grupo das 3 perguntas selecionadas;
- Reflexão sobre a abrangência e relevância da globalidade das perguntas para o tema e eventual reformulação;
- Agrupamento das perguntas por subtemas;
- Distribuição dos subtemas pelos grupos para prosseguimento do trabalho de projeto “O Mundo é a nossa Casa” (ver Observações).
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 1. Enuncia os conhecimentos que já tem sobre o tema e coloca questões. Atitudes/Valores 1. Manifesta espírito de interrogação 2. Age de forma metódica e rigorosa. |
|
Articulação curricular possível 1.º Ciclo
-
-
- Estudo do Meio
- Português
- Cidadania e Desenvolvimento
|
|
Recursos
|
|
Observações
- Na sequência da atividade descrita, os alunos
- preparam e realizam as pesquisas de acordo com o modelo/ guião de pesquisa adotado na escola;
- elaboram os trabalhos de acordo com as indicações dos docentes.
- Posteriormente, a biblioteca escolar organiza uma exposição coletiva (física e/ ou virtual) dos trabalhos realizados.
- Esta atividade foi adaptada da proposta partilhada pela professora bibliotecária Joana Rodrigues da EB da Conquinha (Agrupamento de Escolas Madeira Torres, Torres Vedras).
|