Informação | Pesquisar | 1.º Ciclo | Estudo do Meio | Português | Cidadania e Desenvolvimento| Questões
Formulação de perguntas de pesquisa no âmbito da primeira etapa de um trabalho de projeto intitulado “O Mundo é a nossa Casa”.
 
 
 
 

Objetivos

  • Inventariar problemas relacionados com a poluição.
  • Perspetivar soluções para os problemas identificados.
  • Desenvolver competências de pesquisa de informação.
  • Formular questões pertinentes sobre o problema em análise.

 

Desenvolvimento

Formulação de perguntas de pesquisa no âmbito da primeira etapa de um trabalho de projeto intitulado “O Mundo é a nossa Casa”.

1. Introdução da temática

  • Leitura do livro Impossível, de Catarina Sobral.
  • Visionamento do filme A maior lição do mundo, da UNICEF Portugal.

2. Apresentação pelos docentes:

  • do foco que orientará a elaboração das perguntas:
                 “Daqui a 50 anos talvez ainda seja possível viver na Terra”;
  • de regras para a formulação de perguntas.

3. Em pequenos grupos:

  • Seleção do porta-voz do grupo responsável por registar as perguntas (ver recurso de apoio);
  • A partir do foco, formulação do maior número de perguntas;
  • Análise do tipo de perguntas formuladas (abertas/fechadas);
  • Revisão da lista de perguntas e numeração por ordem de relevância;
  • Seleção das 3 perguntas mais relevantes e prioritárias.

4. Em grande grupo

  • Apresentação pelo porta-voz de cada grupo das 3 perguntas selecionadas;
  • Reflexão sobre a abrangência e relevância da globalidade das perguntas para o tema e eventual reformulação;
  • Agrupamento das perguntas por subtemas;
  • Distribuição dos subtemas pelos grupos para prosseguimento do trabalho de projeto “O Mundo é a nossa Casa” (ver Observações). 

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

1. Enuncia os conhecimentos que já tem sobre o tema e coloca questões.

Atitudes/Valores

1. Manifesta espírito de interrogação
2. Age de forma metódica e rigorosa.

 

Articulação curricular possível

1.º Ciclo

      • Estudo do Meio
      • Português
      • Cidadania e Desenvolvimento

 

Recursos

Observações

  • Na sequência da atividade descrita, os alunos
    • preparam e realizam as pesquisas de acordo com o modelo/ guião de pesquisa adotado na escola;
    • elaboram os trabalhos de acordo com as indicações dos docentes.

  • Posteriormente, a biblioteca escolar organiza uma exposição coletiva (física e/ ou virtual) dos trabalhos realizados.

  • Esta atividade foi adaptada da proposta partilhada pela professora bibliotecária Joana Rodrigues da EB da Conquinha (Agrupamento de Escolas Madeira Torres, Torres Vedras).
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard