Informação | Pesquisar | Tratar | Produzir | 3.º Ciclo | Cidadania e Desenvolvimento | Infográficos
Pesquisa, seleção e análise de conteúdos sobre os ODS e participação ativa em ações coletivas para mobilização da comunidade.
|
|
Objetivos
- Compreender o conceito de desenvolvimento sustentável.
- Participar em ações, em prol dos ODS, que contribuam para a ampliação de conhecimento, mobilização e engajamento, a nível escolar, local e regional.
- Pesquisar, avaliar e selecionar informação relevante para responder a um problema ou necessidade de informação.
 |
|
Desenvolvimento Pesquisa, seleção e análise de conteúdos sobre os ODS e participação ativa em ações coletivas para mobilização da comunidade.
- Os docentes introduzem o tema (Agenda 2030) e definem com os alunos o trabalho a desenvolver.
- Individualmente, os alunos analisam os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ver recursos) e respondem a um questionário (conceito de desenvolvimento sustentável, áreas abrangidas pelos ODS,…).
- Em grande grupo, os alunos analisam os resultados do questionário e debatem/ esclarecem as dúvidas/ incorreções apuradas.
- Em pequeno grupo, os alunos
- Exploram materiais diversos (ver recursos) para ampliar os seus conhecimentos sobre o objetivo que lhes foi atribuído.
[atribuição de um ODS a cada grupo de alunos]
- Indicam ações individuais e coletivas a desenvolver para atingir o objetivo;
- Identificam questões com aplicação local e as informações que necessitam obter sobre as mesmas (dimensão dos problemas; ações em curso; responsáveis …);
- Criam infográficos que apelem à alteração de comportamentos (ações individuais e coletivas a desenvolver identificadas pelo grupo);
- Pesquisam, avaliam e selecionam informação de acordo com as necessidades identificadas (questões com aplicação local);
- Preparam questões que permitam aprofundar os seus conhecimentos e contribuir para a consecução do objetivo a nível local/ regional (ações em curso; papel dos indivíduos e das instituições; ações urgentes; soluções possíveis…) e escolhem o porta-voz do grupo.
- A biblioteca escolar organiza uma sessão com representantes de instituições e entidades locais/ regionais com responsabilidade e/ ou intervenção nas áreas dos ODS trabalhados.
Na sessão, aberta à comunidade, os alunos colocam as questões formuladas e participam no debate gerado entre os participantes.
- A biblioteca escolar divulga, nos seus canais de comunicação digital, os infográficos produzidos e toda a informação relativa à sessão com os representantes de instituições e entidades locais/ regionais.
Os infográficos podem ser igualmente impressos e integrar uma exposição física na escola.
 |
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 3. Define uma metodologia de pesquisa, selecionando ferramentas e alargando o leque das fontes de informação (…) a que acede. 7. Trabalha colaborativamente, debatendo e justificando os seus pontos de vista, confrontando-os com os dos outros e reformulando posições. 8. Combina dados de diferentes fontes, organiza, categoriza e estrutura a informação recolhida. Atitudes/ Valores 4. Respeita os direitos de autor e conexos. 5. Demonstra iniciativa e criatividade na resolução de problemas.  |
|
Articulação curricular possível 3.º Ciclo Áreas/ Disciplinas do Ensino Básico Cidadania e desenvolvimento  |
|
Recursos
 |