Informação | Pesquisar | Tratar | Produzir | 3.º Ciclo | Cidadania e Desenvolvimento | Infográficos
Pesquisa, seleção e análise de conteúdos sobre os ODS e participação ativa em ações coletivas para mobilização da comunidade.
 
 
 
 

Objetivos

  • Compreender o conceito de desenvolvimento sustentável.
  • Participar em ações, em prol dos ODS, que contribuam para a ampliação de conhecimento, mobilização e engajamento, a nível escolar, local e regional.
  • Pesquisar, avaliar e selecionar informação relevante para responder a um problema ou necessidade de informação.

 

Desenvolvimento

Pesquisa, seleção e análise de conteúdos sobre os ODS e participação ativa em ações coletivas para mobilização da comunidade.

  • Os docentes introduzem o tema (Agenda 2030) e definem com os alunos o trabalho a desenvolver.

  • Individualmente, os alunos analisam os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ver recursos) e respondem a um questionário (conceito de desenvolvimento sustentável, áreas abrangidas pelos ODS,…).

  • Em grande grupo, os alunos analisam os resultados do questionário e debatem/ esclarecem as dúvidas/ incorreções apuradas.

  • Em pequeno grupo, os alunos 
    • Exploram materiais diversos (ver recursos) para ampliar os seus conhecimentos sobre o objetivo que lhes foi atribuído.
      [atribuição de um ODS a cada grupo de alunos]

    • Indicam ações individuais e coletivas a desenvolver para atingir o objetivo;

    •  Identificam questões com aplicação local e as informações que necessitam obter sobre as mesmas (dimensão dos problemas; ações em curso; responsáveis …);

    •  Criam infográficos que apelem à alteração de comportamentos (ações individuais e coletivas a desenvolver identificadas pelo grupo);

    • Pesquisam, avaliam e selecionam informação de acordo com as necessidades identificadas (questões com aplicação local);

    • Preparam questões que permitam aprofundar os seus conhecimentos e contribuir para a consecução do objetivo a nível local/ regional (ações em curso; papel dos indivíduos e das instituições; ações urgentes; soluções possíveis…) e escolhem o porta-voz do grupo.

  • A biblioteca escolar organiza uma sessão com representantes de instituições e entidades locais/ regionais com responsabilidade e/ ou intervenção nas áreas dos ODS trabalhados.
    Na sessão, aberta à comunidade, os alunos colocam as questões formuladas e participam no debate gerado entre os participantes.

  • A biblioteca escolar divulga, nos seus canais de comunicação digital, os infográficos produzidos e toda a informação relativa à sessão com os representantes de instituições e entidades locais/ regionais.
    Os infográficos podem ser igualmente impressos e integrar uma exposição física na escola.    

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

3. Define uma metodologia de pesquisa, selecionando ferramentas e alargando o leque das fontes de informação (…) a que acede.
7. Trabalha colaborativamente, debatendo e justificando os seus pontos de vista, confrontando-os com os dos outros e reformulando posições.
8. Combina dados de diferentes fontes, organiza, categoriza e estrutura a informação recolhida.

Atitudes/ Valores

4. Respeita os direitos de autor e conexos.
5. Demonstra iniciativa e criatividade na resolução de problemas.

 

Articulação curricular possível

3.º Ciclo
Áreas/ Disciplinas do Ensino Básico
Cidadania e desenvolvimento

 

Recursos

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard