Em cada estabelecimento de ensino é fundamental assegurar a abertura e funcionamento regulares das bibliotecas escolares.
Cabe ao professor bibliotecário, em articulação com os órgãos de gestão, encontrar a melhor solução para garantir esse funcionamento, adequando as possibilidades às diferentes realidades.
A partir do Roteiro para uso da biblioteca escolar, a RBE publica o folheto Abertura e uso da biblioteca escolar, no qual se identificam alguns dos atores que podem ser implicados, em estreita colaboração com o professor bibliotecário, no apoio às iniciativas, contribuindo para a realização de aprendizagens significativas e transdisciplinares.
Com o Roteiro para uso da biblioteca escolar, a RBE pretende apoiar os professores bibliotecários na organização, gestão e dinamização das bibliotecas escolares nas escolas do primeiro ciclo e nos jardins-de-infância, convocando os docentes para uma melhor apropriação desta estrutura, através da apresentação de propostas facilitadoras da utilização da BE por todos.
Este documento apresenta-se como um instrumento de operacionalização do trabalho colaborativo entre o professor bibliotecário e os docentes, visando apoiar o desenvolvimento de um conjunto de competências gerais e transversais às diferentes áreas curriculares e conteúdos programáticos, em contextos diversificados, promovendo a biblioteca escolar como um ambiente de aprendizagem transdisciplinar e dinâmico.