3.º Ciclo | Media | Refletir | Produzir | Cidadania e desenvolvimento | Português | TIC | Podcasts | Mensagens mediáticas
Reflexão crítica sobre o modo como a Inteligência Artificial reforça estereótipos.
|
|
Objetivos
- Compreender o que são estereótipos.
- Identificar a forma como os algoritmos de IA podem amplificar estereótipos.
 |
|
Desenvolvimento
- Em grande grupo, o docente explica, exemplificando:
- O que são estereótipos;
- Que existem diferentes tipos de estereótipos (de género, de idade; no desporto; em profissões, culturais…);
- Que a IA reproduz e reforça estereótipos porque aprende com os dados que lhe são fornecidos, os quais contêm, eles próprios, estereótipos.
- Em pequeno grupo, os alunos exploram a relação entre a IA e diferentes tipos de estereótipos:
- Estereótipos de género (ver recurso de apoio 1)
- Estereótipos raciais e étnicos (ver recurso de apoio 2)
- Estereótipos relacionados com profissões (ver recurso de apoio 3)
- Estereótipos relacionados com nacionalidades ou culturas (ver recurso de apoio 4).Nota: Sugere-se a distribuição por 8 grupos, trabalhando cada dois grupos o mesmo tema.
- Em grande grupo, os alunos partilham as análises e reflexões que fizeram.
- Em trabalho autónomo, agrupados em quatro grupos, de acordo com o trabalho anterior, os alunos:
- Preparam uma mesa-redonda sobre o tema em estudo (ver recurso de apoio 5);
- Gravam a mesa-redonda;
- Criam um podcast baseado no debate que conduziram.
- Em grande grupo, os alunos partilham os podcasts criados.
- A biblioteca divulga os podcasts nos seus canais digitais.
 |
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 2. Reflete sobre os usos e a influência dos media na formação da opinião pública. 3. Analisa mensagens dos media, identificando propósitos, autores, características textuais, contextos e valores implícitos. Atitudes/ Valores: 1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media. 2. Demonstra espírito crítico face aos media.  |
|
Articulação curricular possível 3.º Ciclo
-
- Cidadania e Desenvolvimento
- Português
- TIC
- História
- Geografia
 |
|
Recursos
 |