3.º Ciclo | Media | Refletir | Produzir | Cidadania e desenvolvimento | Português | TIC | Podcasts | Mensagens mediáticas
Reflexão crítica sobre o modo como a Inteligência Artificial reforça estereótipos.
 
 
 
 

Objetivos

  • Compreender o que são estereótipos.
  • Identificar a forma como os algoritmos de IA podem amplificar estereótipos.

 

Desenvolvimento

  • Em grande grupo, o docente explica, exemplificando:
    • O que são estereótipos;
    • Que existem diferentes tipos de estereótipos (de género, de idade; no desporto; em profissões, culturais…);
    • Que a IA reproduz e reforça estereótipos porque aprende com os dados que lhe são fornecidos, os quais contêm, eles próprios, estereótipos.

  • Em pequeno grupo, os alunos exploram a relação entre a IA e diferentes tipos de estereótipos: 
    • Estereótipos de género (ver recurso de apoio 1)
    • Estereótipos raciais e étnicos (ver recurso de apoio 2)
    • Estereótipos relacionados com profissões (ver recurso de apoio 3)
    • Estereótipos relacionados com nacionalidades ou culturas (ver recurso de apoio 4).
      Nota: Sugere-se a distribuição por 8 grupos, trabalhando cada dois grupos o mesmo tema.

  • Em grande grupo, os alunos partilham as análises e reflexões que fizeram.

  • Em trabalho autónomo, agrupados em quatro grupos, de acordo com o trabalho anterior, os alunos:
    • Preparam uma mesa-redonda sobre o tema em estudo (ver recurso de apoio 5);
    • Gravam a mesa-redonda;
    • Criam um podcast baseado no debate que conduziram.

  • Em grande grupo, os alunos partilham os podcasts criados.

  • A biblioteca divulga os podcasts nos seus canais digitais.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

2. Reflete sobre os usos e a influência dos media na formação da opinião pública.
3. Analisa mensagens dos media, identificando propósitos, autores, características textuais, contextos e valores implícitos.

Atitudes/ Valores:

1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media.
2. Demonstra espírito crítico face aos media.

 

Articulação curricular possível

3.º Ciclo

    • Cidadania e Desenvolvimento
    • Português
    • TIC
    • História
    • Geografia

 

Recursos

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard