Público-alvo:
3.º Ciclo e Ensino Secundário
Descrição
Partindo de um testemunho do vídeo Transforming Virtual Learning & Education (5: 55’ a 8:32’) [1] e, apelando à importância da experiência de vida de cada um, com os colegas e amigos, a família e a comunidade, o professor lança a discussão na turma, a qual pode ter o formato do debate da RTP, Prós e Contras.
Apresentam-se, de seguida, questões que podem facilitar o processo de argumentação e de contra-argumentação.
Questões
- A pandemia Covid-19 causou irreversivelmente uma grande mudança no uso de tecnologias digitais em sala de aula?
- As tecnologias digitais melhoram a nossa experiência de aprendizagem? A que níveis?
-
-
- Armazenamento de informação?
- Reunião de pessoas e convívio?
- Colaboração?
- Recursos gratuitos e de acesso aberto?
- Flexibilidade de tempo e espaço?
- Adaptação às necessidades de cada um?
- ...
- As tecnologias digitais melhoram a nossa… saúde? ... segurança?
-
-
- O controlo digital nos diversos setores da vida diária não pode ameaçar a liberdade individual e a privacidade?
- Nas redes sociais digitais observa-se o crescimento do discurso de ódio e da violência provocado pela discriminação de pessoas, devido ao uso de novas ferramentas, como o cancelamento social?
- As tecnologias digitais melhoram a possibilidade de estar informado e de comunicar?
-
-
- Há pessoas e governos que intencionalmente espalham desinformação?
- Há algoritmos e equipas de pessoas criadas por grandes empresas privadas de tecnologias que intencionalmente manipulam e apagam [filme The Cleaners] a realidade?
- As tecnologias digitais melhoram a qualidade das nossas aprendizagens?
-
-
- Será que as tecnologias digitais não roubam a atenção humana [2]?
- A tecnologia digital contribui para o equilíbrio ecológico do Planeta?
-
-
- O fabrico de baterias e o lixo eletrónico maciço não podem ser prejudiciais ao ambiente?
- Há a possibilidade de as tecnologias digitais virem a substituir o papel dos professores?
- Concorda com a oradora: as tecnologias digitais “passaram a ser uma necessidade extrema para as crianças aprenderem”?
- Qual será o papel das tecnologias digitais na escola/ educação em 2030 e mais além?
Referências
- Accenture. (2022). 5G: Transforming Virtual Learning & Education. Barcelona: Mobile World Congress. https://www.youtube.com/watch?v=bUvRUbiCi8s
Sugere-se o visionamento de um excerto do vídeo: minutos 5: 55 a 8:32.
-
- Rede de Bibliotecas Escolares. (20211, 11 mar.). As nossas opiniões são mais moldadas pelo que aprendemos em linha do que pelo que aprendemos nas escolas? Portugal: RBE. https://blogue.rbe.mec.pt/as-nossas-opinioes-sao-mais-moldadas-2424403