Público-alvo
3.º Ciclo e Ensino Secundário
Descrição
- Um grupo de alunos lança à turma o desafio de organizarem na escola um debate que responda à seguinte questão:
As crianças e os jovens estão a ser ouvidas e as suas opiniões a ser tidas em consideração para gerar a mudança na escola/ educação? Sim? Não?
- Dividem a turma em 3 grupos, cada grupo com uma diferente missão: identificar evidências e construir uma argumentação sólida a favor do SIM (Grupo 1) e do NÃO (Grupo 2) e organizar e divulgar a sessão (Grupo 3).
- Em seguida, decidem o âmbito do estudo: local, nacional ou internacional.
- O Grupo 1 e o Grupo 2 fazem o levantamento de notícias relevantes em órgãos de informação e comunicação de referência (jornais, televisão, rádio …) e selecionam os excertos mais relevantes, a partir dos quais constroem o seu ponto de vista e argumentação.
- Podem ainda ponderar a possibilidade de realização de inquérito e entrevistas que envolva alunos de todas as idades e representados em diversos órgãos e projetos da escola, por exemplo: Conselho Geral, Associação de Estudantes, Parlamento dos Jovens, Orçamento Participativo das Escolas, Justiça para Tod@s.
- Os elementos do Grupo 3 devem assumir os seguintes papeis:
-
-
- Moderadores do debate;
- Organizadores de eventos: criam e divulgam a iniciativa, junto da comunidade, órgãos de Direção da escola e autarquia;
- Repórteres e fotógrafos: fazem a cobertura jornalística, utilizando os media da escola e da comunidade local.
É importante que estes grupos colaborem entre si. Por exemplo, elementos do Grupo 3 podem criar um pequeno vídeo com material a apresentar pelos outros grupos [1].
- No final do debate e, uma vez apresentados os argumentos dos grupos 1 e 2 e gerada a discussão com o público, este pode votar SIM ou NÃO usando uma ferramenta de votação à distância, como o Doodle [2].
- O relato das conclusões pode ser publicado no jornal escolar e local e em outros media e entregue aos principais dirigentes de governação escolar e local.
Referências
- O vídeo “Já não existe sexismo?” construído a partir de notícias pode inspirar-te.Rede de Bibliotecas Escolares. (2022, 12 abr.). Os vídeos premiados das e dos jovens que dizem não ao sexismo! Portugal: RBE. https://blogue.rbe.mec.pt/os-videos-premiados-das-e-dos-jovens-2580707
- Pode consultar outros instrumentos de votação à distância em:Rede de Bibliotecas Escolares. (2020). Biblioteca Escolar Digita. Portugal: RBE. https://www.rbe.mec.pt/np4/bed-instrumentos/?text=&from=&to=&tags=Vota%C3%A7%C3%A3o