Media | Conhecer | Refletir | Algoritmos
Abordagem do conceito de algoritmo de recomendação e reflexão sobre as suas vantagens e perigos.
 
 
 
 

Objetivos

  • Dominar o conceito de algoritmo.
  • Identificar vantagens e perigos dos algoritmos de recomendação.
  • Adquirir procedimentos de segurança face à existência de algoritmos de recomendação.

 

Desenvolvimento

  • Em grande grupo os alunos:
    • Visionam os vídeos Computer Science Basics: Algorithms e What even is an algorithm? (ver recursos; ativar tradução automática)
    • Discutem o conteúdo dos vídeos.
Questões orientadoras: 
Já vos aconteceu alguma vez encontrarem conteúdos que vos são sugeridos através de computadores? Em que plataformas é que já perceberam que isso acontece? Quais são as escolhas mais importantes: as vossas ou as dos computadores que já conhecem os vossos gostos?...
    • Em pequeno grupo, os alunos discutem vantagens e perigos dos algoritmos de recomendação: dividem uma folha em duas colunas (vantagens e perigos) e registam as suas ideias.

  • Em grande grupo, os alunos: (ver recurso de apoio)
    • Partilham e discutem as suas reflexões;
    • Refletem sobre os perigos identificados:
Porque é que é negativo perder privacidade?/ Porque é que é negativo só contactarmos com as pessoas que pensam como nós?/ …
Elencam ações que permitam minimizar os perigos.

  • Em pequeno grupo, os alunos criam slogans com conselhos para minimizar os perigos dos algoritmos de recomendação.

  • Os slogans criados são partilhados nos canais de comunicação da biblioteca.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

2. Compreende que os media transmitem informação e veiculam valores.
7. Identifica riscos e oportunidades associados à utilização dos media e à comunicação em linha.

Atitudes/ Valores:

1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media.
2. Demonstra espírito crítico face aos media.

 

Articulação curricular possível

 

Recursos

Recurso adicional:

 

 

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard