DSR
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Centro |
Agrupamento de Escolas
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Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, Carreira |
Concelho
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Leiria |
Ano de integração
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2025 |
SINOPSE | O programa de literacias dos media e da informação que propomos visa desenvolver e consolidar, na comunidade escolar, competências plasmadas em documentos de referência nacionais e internacionais, imprescindíveis para a aprendizagem ao longo da vida e para a participação na sociedade atual. Referimo-nos ao Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e ao Referencial de Educação para os Media (nacional), ao Digital Competence Framework for Educators (DigCompEdu) e ao Key competences for lifelong learning (da União Europeia), assim como ao Media and information literate citizens: think critically, click wisely! (da UNESCO). Os objetivos traçados para este programa, (i) Introduzir, gradualmente, os alunos à pesquisa básica e ao uso responsável e ético da informação; encontram enquadramento nos objetivos estratégicos do Projeto Educativo do nosso Agrupamento, quer ao nível das competências dos alunos (i) Desenvolver competências nos alunos para o exercício de uma cidadania livre e responsável; quer das metodologias de ensino a aprendizagem: (i) Implementar metodologias que capacitem os alunos para uma maior autonomia na aprendizagem; O programa de literacia informacional e mediática que elaborámos, e que apoia a concretização destes objetivos, tem por base o modelo de pesquisa desenvolvido pela biblioteca escolar - “6 passos com TIC para @prender” -, objeto de trabalho da Biblioteca Escolar ao longo da última década, tendo sido criada, na génese e âmbito da sua implementação, a oferta de escola “Literacia sociodigital”. Assim, este programa, elaborado no âmbito da candidatura ao programa de ProLiteracias da Rede de Bibliotecas Escolares, visa dar um novo impulso ao projeto inicial “6 Passos com TIC para @prender” que acaba de ser atualizado com a construção de um site e novos recursos, ampliando a sua implementação, de modo a generalizar práticas que possam ter efetivamente um impacto positivo no sucesso pessoal, escolar e profissional de toda a comunidade educativa. |
2025 |