| DSR
|
Centro |
| Agrupamento de Escolas
|
Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, Cantanhede |
| Concelho
|
Cantanhede |
| Ano de integração
|
2025 |
| SINOPSE | Breve descriçãoDirigido, numa primeira fase, aos alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade e dos 10.º ao 12.º anos, este projeto tem duas vertentes: Ler mais e melhor com os media e com informação (1.º Ciclo) e IA – Inteligência Atenta (Ensino Secundário). Pretende-se desenvolver competências de literacia da informação e dos media nos alunos, preparando-os para um uso crítico, ético e responsável dos meios digitais. Através de metodologias ativas e da colaboração entre a biblioteca escolar e os professores, promove-se a análise crítica da informação, a segurança digital e a participação cívica no ambiente online. No 1.º Ciclo, o projeto articula-se com a leitura orientada em sala de aula, dando continuidade a práticas já implementadas. No ensino secundário, trabalha-se a análise crítica dos media e das tecnologias emergentes, decorrentes do desenvolvimento da Inteligência Artificial. A Biblioteca Escolar assume um papel central na capacitação de alunos e docentes, promovendo práticas pedagógicas inovadoras e a integração da inteligência artificial de forma ética e consciente. Objetivos3.º e 4.º anos - Promover a leitura e a literacia mediática e a informação através de atividades cujo ponto de partida é o livro e a leitura. Ensino Secundário - Desenvolver o pensamento crítico sobre inteligência artificial, desinformação e ética digital, capacitando os alunos para uma participação cívica informada. DestinatáriosAlunos dos 3.º e 4.º anos do 1.º Ciclo e do Ensino Secundário (faseadamente, Disciplinas envolvidasNo 1.º Ciclo, a articulação far-se-á com as disciplinas de Português, Estudo do Meio, TIC, Oferta Complementar e Cidadania e Desenvolvimento. No ensino secundário, insere-se na componente de Cidadania e Desenvolvimento e pode ser integrado noutras disciplinas, como Filosofia, Português, Inglês e Biologia e Geologia. Calendário de Implementação
Este projeto integra-se no plano educativo da escola, promovendo uma cultura de informação responsável e consciente. |
| 2025 |