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Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, Cantanhede

DSR
Centro
Agrupamento de Escolas
Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, Cantanhede
Concelho
Cantanhede
Ano de integração
2025
SINOPSE

Breve descrição

Dirigido, numa primeira fase, aos alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade e dos 10.º ao 12.º anos, este projeto tem duas vertentes: Ler mais e melhor com os media e com informação (1.º Ciclo) e IA – Inteligência Atenta (Ensino Secundário).

Pretende-se desenvolver competências de literacia da informação e dos media nos alunos, preparando-os para um uso crítico, ético e responsável dos meios digitais.

Através de metodologias ativas e da colaboração entre a biblioteca escolar e os professores, promove-se a análise crítica da informação, a segurança digital e a participação cívica no ambiente online.

No 1.º Ciclo, o projeto articula-se com a leitura orientada em sala de aula, dando continuidade a práticas já implementadas. No ensino secundário, trabalha-se a análise crítica dos media e das tecnologias emergentes, decorrentes do desenvolvimento da Inteligência Artificial.

A Biblioteca Escolar assume um papel central na capacitação de alunos e docentes, promovendo práticas pedagógicas inovadoras e a integração da inteligência artificial de forma ética e consciente.

Objetivos

3.º e 4.º anos - Promover a leitura e a literacia mediática e a informação através de atividades cujo ponto de partida é o livro e a leitura.

Ensino Secundário - Desenvolver o pensamento crítico sobre inteligência artificial, desinformação e ética digital, capacitando os alunos para uma participação cívica informada.

Destinatários

Alunos dos 3.º e 4.º anos do 1.º Ciclo e do Ensino Secundário (faseadamente,
10.º e 11.º anos e, posteriormente, 12.º anos), com possibilidade de alargamento futuro aos 2.º e 3.º ciclos.

Disciplinas envolvidas

No 1.º Ciclo, a articulação far-se-á com as disciplinas de Português, Estudo do Meio, TIC, Oferta Complementar e Cidadania e Desenvolvimento.

No ensino secundário, insere-se na componente de Cidadania e Desenvolvimento e pode ser integrado noutras disciplinas, como Filosofia, Português, Inglês e Biologia e Geologia.

Calendário de Implementação

  • 2024-2025: Organização de recursos, formação de professores e primeiras implementações no 1.º Ciclo e no ensino secundário.
  • 2025-2026: Implementação alargada no 1.º Ciclo e continuidade das sessões no ensino secundário.
  • 2026-2029: Expansão aos 2.º e 3.º ciclos, com novos materiais e estratégias pedagógicas.

Este projeto integra-se no plano educativo da escola, promovendo uma cultura de informação responsável e consciente.

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