| 
    
       
        Pesquisar | Tratar | Produzir | 3.º Ciclo | Várias | Cartazes | Vídeos | Apresentações
         
        
         
          
           
            Análise, reflexão e pesquisa de informação a partir da exposição: Cinco décadas de democracia, o que mudou? 
           
            
           
            
           | 
 
     
     |   | Objetivos 
       Desenvolver a literacia estatística e o pensamento crítico.Desenvolver a literacia da informação: pesquisa, seleção, organização, produção e partilha de informação. 
 | 
 
     
     |   | DesenvolvimentoAnálise, reflexão e pesquisa de informação a partir da exposição: Cinco décadas de democracia, o que mudou?  
       Distribuição de um cartaz por cada par de alunos.
 
A par, os alunos:
  
         Analisam o cartaz que lhes foi atribuído pelo docente, identificando o tema e o modo como evoluiu a realidade portuguesa.
 
Pesquisam na biblioteca informação (imagens, relatos, descrições…) que documente a evolução retratada nas infografias analisadas.
 
Analisam, interpretam e sintetizam a informação recolhida.
 
Refletem sobre o caminho percorrido desde a década de 1970 à atualidade e o que falta fazer.
 
Elaboram um produto digital (ver recursos) para apresentarem as suas conclusões (síntese da informação, reflexões…).
 
Em grande grupo, os alunos apresentam os resultados do seu trabalho.
 
A biblioteca divulga os trabalhos nos seus canais de comunicação. 
 | 
 
     
     |   | Aprendizagens AcBEConhecimentos/ Capacidades: 3. Define uma metodologia de pesquisa, selecionando ferramentas e alargando o leque das fontes de informação (impressas ou digitais) a que acede.6. Extrai sentido da informação selecionada, formulando hipóteses de interpretação com base em raciocínios indutivos e dedutivos.
 7. Trabalha colaborativamente, debatendo e justificando os seus pontos de vista, confrontando-os com os dos outros e reformulando posições.
 8. Combina dados de diferentes fontes, organiza, categoriza e estrutura a informação recolhida.
 Atitudes e valores: 1. Manifesta espírito de interrogação.2. Age de forma metódica e rigorosa.
 3. Mostra resiliência, abertura, flexibilidade e adaptabilidade na procura de informação.
 
 | 
 
     
     |   | Articulação curricular possível3.º Ciclo Várias áreas curriculares 
 | 
 
     
     |   | Recursos
 | 
 
     
     |  | Observações 
       Proposta adaptada da atividade partilhada pela Professora Bibliotecária Teresa Morais da Escola Secundária São Pedro, Vila Real.
Esta atividade pode ser desenvolvida para lá das comemorações dos 50 anos do 25 de abril, enquanto os dados se mantiverem atuais.
 |