Educação Pré-Escolar | Leitura | Comunicar | Oralidade | Requisição domiciliária
Sessão de requisição domiciliária em que cada criança escolhe um livro, explica a sua preferência e “oferece” simbolicamente essa escolha a um colega.
|
|
Objetivos
- Desenvolver o gosto pela leitura e a relação pessoal com os livros.
- Exercitar a autonomia na seleção de livros, mobilizando curiosidade e intenção de escolha.
- Ampliar a comunicação oral, exprimindo preferências e justificando escolhas.
- Participar na partilha e recomendação de livros, fortalecendo a colaboração e a interação no grupo.
- Reconhecer o livro como objeto cultural que se partilha e se valoriza na comunidade educativa.
 |
|
Desenvolvimento No âmbito da requisição domiciliária, a biblioteca organiza uma sessão especial dedicada à descoberta de livros. Com o apoio dos docentes, as crianças:
- Exploram livremente várias mesas repletas de livros, folheiam, observam imagens, comentam o que veem e fazem perguntas.
- Escolhem autonomamente o livro de que mais gostam.
- Partilham em grande grupo a sua escolha, mostrando a imagem preferida ou dizendo uma frase simples sobre o motivo da sua seleção.
- Oferecem simbolicamente o livro a um colega — recomendam-no, dizendo por que acreditam que pode ser uma boa escolha para levar para casa — ou colocam-no na caixa de sugestões da turma.
- Requisitam para leitura domiciliária, o livro que lhes foi simbolicamente “oferecido”.
 |
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos e Capacidades 1. Manuseia e lê livros por iniciativa própria ou sugestão de outros. 2. Escolhe livros de acordo com os seus gostos e curiosidade. 4. Expressa ideias dominando os códigos básicos da comunicação oral. Atitudes / Valores 1. Demonstra curiosidade. 2. Revela interesse e gosto pela leitura. 3. Participa na troca e debate de ideias.  |
|
Articulação curricular possível Orientações curriculares para a Educação Pré-escolar Área da Linguagem e Comunicação.  |
|
Recursos
- Livros variados do acervo da biblioteca escolar.
 |