Media | 3.º ciclo Conhecer | Refletir | Produzir | Cidadania e Desenvolvimento | Inglês | Português | Murais digitais | Partilha de opiniões | Segurança
Reflexão sobre como os ambientes digitais podem contribuir par pôr em causa os direitos humanos e dinamização de uma campanha de alerta contra esses riscos.
 
 
 
 

Objetivos

  • Refletir sobre o cumprimento/ incumprimento dos direitos humanos nos ambientes digitais.
  • Pensar em modos de proteger os direitos humanos online.
  • Dinamizar uma campanha digital de alerta e combate às violações dos direitos humanos no mundo digital.

 

Desenvolvimento

  • Em grande grupo:
    • Leitura e tradução para português da obra We are all born free; 
    • Discussão dos direitos apresentados;
    • Reflexão sobre o modo como os ambientes digitais podem contribuir para violar esse direito;
Nota: Trazer para a discussão questões como: segurança e privacidade online; bem-estar digital; burlas online; desinformação; manipulação política e ideológica; campanhas de ódio; bullying; campanhas de difamação; bolhas mediáticas, algoritmos, chatbots de IA...
Registar ideias-chave para uso no trabalho em pequeno grupo.

  • Em pequeno grupo: 
    • Atribuição de um direito a cada grupo;
    • Definição de formas de defender esse direito online;
    • Elaboração uma frase/ slogan que incentive à proteção do direito em causa e preenchimento de um mural digital. (ver recursos)

  • Em grande grupo, partilha e discussão das frases/slogans elaborados.

  • Publicação das frases/ slogans produzidos, nos canais digitais da biblioteca escolar.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

6. Realiza e justifica a escolha de produtos mediáticos, com base em critérios de valor (relevância, impacto, atualidade, qualidade estética, fiabilidade, ...).
7. Faz uso de procedimentos avançados de segurança e proteção da privacidade, associados à utilização dos media e à comunicação online.
8. Interpreta criticamente situações em que a ética na comunicação foi infringida, atuando para as prevenir ou ultrapassar (netiqueta, direitos de imagem, respeito, propriedade intelectual, …).

Atitudes/ Valores:

1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media.

2. Demonstra espírito crítico face aos media.

4. Reconhece a fronteira entre o público e o privado.

 

Articulação curricular possível

 

Recursos

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