Informação | Pesquisar | Tratar | Produzir | Educação Pré-Escolar | Direitos de autor
Atividade para compreensão dos direitos de autor.
 
 
 
 
 

Objetivos

  • Adquirir noções básicas sobre autoria e propriedade intelectual.

  • Compreender regras elementares no uso da informação.

 

Desenvolvimento

  • Os docentes exploram a capa e/ ou a página de rosto de 2 ou mais livros da biblioteca identificando em cada um deles o título e os autores (texto e ilustração).

  • Em pequenos grupos, as crianças:

    • Analisam a capa e/ ou a folha de rosto de 2 ou mais livros; 

    • Identificam, com o apoio dos docentes, o título e o(s) autor(es) do texto e das ilustrações;

    • Elaboram (partindo ou não dos livros observados) uma ilustração (desenho, pintura, colagem…);

    • Registam, com a ajuda dos docentes, os seus nomes como autores da ilustração.

  • Criação de um livro (físico e/ ou digital) com as ilustrações produzidas com o título “O seu a seu dono”, registando na capa e na folha de rosto o nome de todos os autores.

  • Reflexão com o grupo sobre as aprendizagens realizadas (autoria e propriedade intelectual) e sobre os seus direitos como autores.
Para orientar o debate, podem ser lançadas questões orientadoras (Todos os livros têm autores? Os livros podem ter mais do que um autor? Podemos usar o trabalho que outros fizeram e dizer que foi feito por nós? Podemos copiar o trabalho de outros sem dizer quem o fez? O que sentiriam se copiassem os vossos desenhos sem a vossa autorização/ conhecimento? O que sentiriam se alguém dissesse que os vossos desenhos lhe pertencem?...).

  • Divulgação do livro criado, nos canais de comunicação da biblioteca.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades

2. Segue as indicações dadas para encontrar respostas às questões.
3. Acede a informação útil em livros, jornais, revistas e sítios web fornecidos.
7. Interage e colabora em contexto do grupo.
9. Aceita o estabelecimento de regras simples no uso da informação.
10. Enuncia com palavras suas o que aprendeu.

Atitudes/ Valores

3. Mostra resiliência (…) na procura de informação.
4. Respeita os direitos de autor e conexos.

 

Articulação curricular possível

Orientações curriculares para a Educação Pré-escolar

 

Recursos

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard