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Desenvolvimento No âmbito da requisição domiciliária, a biblioteca organiza uma sessão especial de descoberta, seleção e partilha de livros. Com o apoio dos docentes, os alunos:
- Exploram livremente mesas temáticas de livros, observam capas, textos informativos, ilustrações e elementos paratextuais.
- Selecionam autonomamente o livro que mais desperta o seu interesse, registando primeiras impressões ou palavras-chave no caderno ou numa ficha de exploração simples (ver recurso de apoio).
- Registam individualmente, por escrito, uma breve recomendação de leitura dirigida a um colega, indicando o título do livro, o motivo da sua escolha e porque acredita que esse colega poderá gostar de o ler.
Esta recomendação pode ser feita usando palavras, pequenas frases, pictogramas ou combinações das três formas, de forma ajustada à proficiência leitora e escritora de cada aluno.
- Partilham as escolhas em grande grupo, apresentando brevemente o livro: tema, aspetos que despertaram curiosidade, expectativas de leitura, ilustrações marcantes ou uma pergunta que o livro suscita.
- “Oferecem” simbolicamente o livro a um colega, explicando por que motivo consideram que esse colega poderá gostar do livro.
- Recebem o livro que lhes foi “oferecido” e fazem a requisição domiciliária.
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Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 2. Escolhe livros e leituras progressivamente mais variadas, em função dos seus gostos, interesses e necessidades. 4. Expressa oralmente ideias recorrendo a vocabulário e estruturas discursivas progressivamente mais diversificados. 7. Desenvolve hábitos de leitura. Atitudes/ Valores: 2. Mostra interesse e gosto pela leitura. 3. Participa na troca e debate de ideias. 5. Respeita diferentes opiniões.  |
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Articulação curricular possível Português (leitura, oralidade, escrita). Cidadania e Desenvolvimento (participação, colaboração, comunidade leitora).  |