Já considerou juntar alunos de diferentes turmas em torno da organização de uma exposição temática?
Sugestão de operacionalização
Congregue alunos de diferentes proveniências, turmas e anos de escolaridade, procurando assegurar representatividade da variedade multicultural da escola.
Selecione temas relevantes e de interesse comum que promovam o envolvimento dos alunos. As exposições poderão, por exemplo, ser organizadas em torno das diferentes culturas.
Divida os alunos em equipas compostas por alunos de diferentes turmas e, se possível, diferentes anos. Cada equipa pode ser responsável por um aspeto das exposições (curadoria, design gráfico, pesquisa, produção de conteúdo audiovisual, montagem ou divulgação…)
Encontre um ou mais professores para orientarem e acompanharem cada equipa, garantindo a coesão e o progresso no desenvolvimento das exposições.
Atribua tarefas claras para cada grupo, defina um cronograma detalhado para cada etapa e organize reuniões periódicas para discutir os progressos e resolver problemas.
Determine o espaço físico adequado para as exposições, dentro da escola ou da biblioteca.
Evite meras exposições de cartazes. Promova a inclusão de uma diversidade de elementos: objetos, obras de arte, peças de vestuário, músicas, histórias…
Incentive a participação ativa da comunidade escolar e das famílias, organizando visitas às exposições, guiadas pelos próprios alunos.