Media | Conhecer | Refletir | Produzir | Cidadania e Desenvolvimento | Português | Metaverso
Abordagem do conceito de metaverso a partir do visionamento de um vídeo e elaboração de avatares que apresentam aspetos positivos e negativos dessa tecnologia.
|
|
Objetivos
- Conhecer o conceito de metaverso.
- Pensar essa tecnologia de forma crítica.
- Construir argumentos.
|
|
Desenvolvimento Abordagem do conceito de metaverso a partir do visionamento de um vídeo e elaboração de avatares que apresentam aspetos positivos e negativos dessa tecnologia.
- A pares, os alunos recolhem alguma informação sobre o conceito de metaverso.
- Em grande grupo, os alunos procuram responder a algumas questões sobre essa tecnologia.
Exemplo de questões: O que é o metaverso? / O que se pode fazer no metaverso? / Quem é que pode usar o metaverso? / O metaverso já existe?
- A pares, os alunos:
- Escrevem um pequeno texto que sintetize as principais ideias decorrentes da conversa em grande grupo e publicam-no num mural digital;
- Visionam o vídeo Trapped in the Metaverse: Here’s What 24 Hours in VR Feels Like.
NOTA: Os alunos podem acionar as legendas automáticas em português. Fazem uma lista das atividades de Joanna Stern ao longo das 24 horas que passou imersa na realidade virtual.
- Em grande grupo, os alunos:
- Conversam sobre a experiência de Joanna e sobre as atividades que mais gostariam ou não de fazer, caso se encontrassem no seu lugar.
- Refletem sobre aspetos positivos e negativos do metaverso, registando esses aspetos à medida que discutem.
- A pares, os alunos criam dois avatares, um que apresente, justificando, aspetos positivos da tecnologia estudada e outro que apresente aspetos negativos.
- Os avatares produzidos são publicados no canal principal da biblioteca escolar.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 1. Caracteriza diferentes media, formatos e tipos de conteúdo, identificando as suas linguagens e características próprias. 5. Usa os media e ambientes online para criar e comunicar ideias com eficácia e interagir com diferentes audiências. 7. Faz uso de procedimentos avançados de segurança e proteção da privacidade, associados à utilização dos media e à comunicação online. Atitudes/ Valores: 1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media. 2. Demonstra espírito crítico face aos media. 5. Age de forma cívica e empenhada nos contextos mediáticos em que participa. |
|
Articulação curricular possível Português 5.º ano 6.º ano Cidadania e Desenvolvimento |
|
Recursos
|
|
Observações Na sequência da atividade, os alunos fazem, interpares, trabalho de aperfeiçoamento do texto escrito e publicado no mural digital. |