Media | Conhecer | Refletir | Produzir | Cidadania e Desenvolvimento | Português | Metaverso
Abordagem do conceito de metaverso a partir do visionamento de um vídeo e elaboração de avatares que apresentam aspetos positivos e negativos dessa tecnologia.
 
 
 
 

Objetivos

  • Conhecer o conceito de metaverso.
  • Pensar essa tecnologia de forma crítica.
  • Construir argumentos.

 

Desenvolvimento

Abordagem do conceito de metaverso a partir do visionamento de um vídeo e elaboração de avatares que apresentam aspetos positivos e negativos dessa tecnologia.

  • A pares, os alunos recolhem alguma informação sobre o conceito de metaverso.

  • Em grande grupo, os alunos procuram responder a algumas questões sobre essa tecnologia.
Exemplo de questões: O que é o metaverso? / O que se pode fazer no metaverso? / Quem é que pode usar o metaverso? / O metaverso já existe?

  • A pares, os alunos:

    • Escrevem um pequeno texto que sintetize as principais ideias decorrentes da conversa em grande grupo e publicam-no num mural digital;

    • Visionam o vídeo Trapped in the Metaverse: Here’s What 24 Hours in VR Feels Like. 
NOTA: Os alunos podem acionar as legendas automáticas em português.
Fazem uma lista das atividades de Joanna Stern ao longo das 24 horas que passou imersa na realidade virtual.
 
  • Em grande grupo, os alunos:

    • Conversam sobre a experiência de Joanna e sobre as atividades que mais gostariam ou não de fazer, caso se encontrassem no seu lugar.

    • Refletem sobre aspetos positivos e negativos do metaverso, registando esses aspetos à medida que discutem.

  • A pares, os alunos criam dois avatares, um que apresente, justificando, aspetos positivos da tecnologia estudada e outro que apresente aspetos negativos.

  • Os avatares produzidos são publicados no canal principal da biblioteca escolar.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

1. Caracteriza diferentes media, formatos e tipos de conteúdo, identificando as suas linguagens e características próprias.
5. Usa os media e ambientes online para criar e comunicar ideias com eficácia e interagir com diferentes audiências.
7. Faz uso de procedimentos avançados de segurança e proteção da privacidade, associados à utilização dos media e à comunicação online.

Atitudes/ Valores:

1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media.
2. Demonstra espírito crítico face aos media.
5. Age de forma cívica e empenhada nos contextos mediáticos em que participa.

 

Articulação curricular possível

Português
5.º ano  
6.º ano  

Cidadania e Desenvolvimento

 

Recursos

Observações

Na sequência da atividade, os alunos fazem, interpares, trabalho de aperfeiçoamento do texto escrito e publicado no mural digital.

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard