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Avaliação da Biblioteca Escolar 2025

Operacionalização

[07.10.2024]

O Modelo de avaliação da biblioteca escolar, cuja operacionalização, de acordo com o estipulado na Portaria nº 192-A/2015 de 29 de junho, cabe ao professor bibliotecário, em articulação com os órgãos de direção do agrupamento ou escola não agrupada, visa determinar, anualmente, o grau de consecução da missão, das metas e objetivos da biblioteca escolar, constituindo-se, assim, como um instrumento crucial para a identificação das ações de melhoria a implementar em cada um dos quatro domínios de atuação da biblioteca.

Em 2024/ 25, decorre o segundo ano do ciclo de implementação do Modelo de avaliação da biblioteca escolar. 
De acordo com este modelo, as bibliotecas devem continuar a apostar na melhoria, repercutindo esse esforço nos seus planos anuais de atividades, e avaliar o seu trabalho e desempenho através da aplicação de um conjunto alargado de instrumentos, nos quais se incluem os questionários disponibilizados pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE).

Para além da aplicação faseada destes questionários, é essencial que as escolas assegurem, no decurso do ano letivo, a recolha de outras evidências quantitativas e qualitativas que coadjuvem o processo de avaliação da biblioteca.

Fases de implementaçãoCalendarização

O Sistema de informação RBE disponibilizará, através da aplicação informática de apoio à avaliação, os meios necessários para o envio dos questionários, a recolha e tratamento dos dados e a elaboração do relatório de avaliação, de acordo com o calendário seguinte:

Bibliotecas a avaliar

A lógica sequencial do modelo de avaliação, alternando estratégias de melhoria com a aferição de resultados, aponta para que se mantenham no segundo ano deste ciclo as mesmas bibliotecas que o iniciaram em 2023/ 2024

O número de bibliotecas a avaliar em cada agrupamento de escolas deverá ser determinado em função do número de professores bibliotecários em exercício de funções, observando o rácio 1 professor/ 1 biblioteca.

Pedido de escusa

As escolas que, por motivos relevantes, estejam impossibilitadas de efetuar o procedimento de avaliação no corrente ano letivo, deverão submeter o pedido de isenção, disponível em  https://rbeurl.pt/avaliacao, de 22 de abril a 20 de junho de 2025.

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