Livros com Rosto
AE de Pombal
Eixo de intervenção: Visibilidade da leitura |
Objetivos
- Promover a criatividade dos leitores;
- Dar a conhecer o fundo documental da biblioteca;
- Promover o gosto pela leitura;
- Criar ambientes de aprendizagem para o desenvolvimento das competências previstas no PASEO.
Intervenientes
Professores bibliotecários (PB): Fernanda Gomes e João Silvano
Professores de EV/Artes: Mª José Roma; Isilda Gameiro (Coord. Dept. Expressões, PNA e PCE).
Turmas de 7º J (PCA)¸, 9ºJ (PCA), 9ºI (PCA) e 12º G (Artes-Desenho A).
Turmas da Escola Básica Marquês de Pombal (EBMP) em articulação com o PB e turmas de 1º CEB (3º-4º ano) com dinamização do respetivo PB.
Descrição
- Em 2021-22 a Coordenadora do Departamento de Expressões, do Plano Nacional das Artes e do PCE manifestou à Coordenadora das bibliotecas o gosto de ver desenvolvida uma atividade criativa com livros.
- A professora bibliotecária articula com os seus pares e “Livros com Vida” ganha forma na turma de currículo alternativo do 9ºJ, envolvendo, durante algumas semanas, a prof. Isilda Gameiro.
- Na Biblioteca da Escola Secundária de Pombal são captadas algumas fotografias para ilustrar a iniciativa com ecos na Semana da Leitura. Na biblioteca e em outros espaços da EB Marquês de Pombal, são igualmente realizados trabalhos neste âmbito sob a monitorização do professor bibliotecário João Silvano, procedendo-se à sua publicação num mural “Padlet”. A atividade estendeu-se aos alunos da EB Louriçal. O sucesso ditou a continuidade.
- Em 2022-23 a ação consta do PAA - “Livros com Rosto”. A docente Maria José Roma levou os seus alunos de Artes a trabalhar autores portugueses para “Dar Rosto aos Livros”:
“Foi feita uma pesquisa do rosto de autores portugueses estudados na disciplina de português ao longo do Ensino Secundário e recolhidos livros na biblioteca (DAC). Partindo de fotocópias dos rostos de alguns daqueles autores, os alunos dividiram a imagem em partes de acordo com o tamanho dos livros, cortaram-nas em tiras e aplicaram-nas nas lombadas de cada livro. Por fim, uniram os livros com fio dando origem ao trabalho final.”
- Na EB Marquês de Pombal, os alunos “integram” nos seus corpos capas de livros de modo artístico, da cabeça até aos pés, em sessões dinamizadas na biblioteca e, de modo mais intensivo, na Semana da Leitura. Na EB Louriçal, as crianças criam “os seus novos retratos enquanto personagens de livros” ao longo de várias sessões na BE.
- Os próprios livros de alguns encontros com escritores são fotografados neste âmbito.
Periodicidade
- As turmas de artes, do Ensino Secundário, uma por ano, com cerca de 20 alunos, trabalham ao longo de 4 aulas;
- Os alunos de 3º CEB (cerca de 3 turmas) trabalharam semanalmente, na disciplina de EV até concluírem o trabalho , por norma, 4 sessões;
- As sessões na BE, em media quatro em cada estabelecimento (ESP e ESMP), são pontuais, mediante agendamento com o professor que abraça a atividade. A periodicidade raramente ultrapassa uma sessão, após seleção do livro, havendo um maior envolvimento na Semana da Leitura.
Parcerias
- Biblioteca Municipal de Pombal
- Plano Nacional das Artes
- Plano Cultural de Escola.
Divulgação - Mails institucionais: