Ler | Compreender | Estudo do meio | Português | Leitura recreativa
Leitura silenciosa de um livro, em momentos letivos autorizados pelo professor (sempre que exista um tempo livre na aula: final de tarefas/ atividades, entre outros).
 
 
 
 

Objetivos

  • Promover o contacto regular com livros em contexto de sala de aula
  • Incentivar a leitura autónoma e a construção de hábitos de leitura

 

Desenvolvimento

1- Planeamento

  • Exposição e aprovação da ação em Conselho Pedagógico.
  • Divulgação da atividade junto dos docentes titulares de turma, no início do ano letivo. 

2– Estruturação e curadoria

  • Elaboração de um regulamento simples (5 conselhos úteis)

Exemplo
1. Podes ler um livro sempre que tenhas tempo
2. Podes trocar de livro sempre que queiras
3. Podes registar na grelha o livro que leste, colocando uma cruz (x) 
4. Podes utilizar o teu marcador de livro para fixar a página
5. Podes trazer livros de casa e juntar à caixa

  • Construção de cartazes apelativos para colocar nas salas de aula e nos canais digitais da biblioteca (ver recurso de apoio 1).
  • Decoração de caixas, baús com a identidade do projeto (ver recurso de apoio 2).
  • Elaboração de uma ficha de registo com o nome dos alunos por turma e o espaço para introdução dos títulos selecionados (ver recurso de apoio 3).
  • Seleção do fundo documental mais adequado para cada grupo/turma, tendo em conta a faixa etária e a heterogeneidade dos alunos, assegurando diversidade de géneros, temas e níveis de complexidade.
  • Preenchimento da grelha com os títulos.
  • Impressão da lista para inserir na caixa.

    Nota: A curadoria e renovação dos livros deverão ser asseguradas pela biblioteca escolar, em articulação com os docentes, garantindo-se a atualização periódica do fundo documental.

3-Implementação

  • Instalação da caixa dos livros nas salas de aula, junto do cartaz e do regulamento do projeto, colocado em local visível e acessível aos alunos.
  • Explicação do projeto aos alunos, valorizando a leitura como uma atividade livre, pessoal e não sujeita a avaliação formal.
  • Leitura silenciosa pelos alunos, em momentos flexíveis do quotidiano da sala de aula, designadamente:
      • tempos livres;
      • momentos de transição entre atividades;
      • períodos definidos para leitura autónoma, sempre que o docente o entenda pertinente.

  • O professor desempenha um papel de mediação, incentivando a leitura sem a impor, valorizando as escolhas dos alunos e promovendo um ambiente favorável ao contacto com os livros.

  • Sempre que oportuno, poderão ser criados momentos informais de partilha, incentivando os alunos a recomendar livros ou a comentar leituras realizadas.

4-Monitorização

A atividade deverá ser acompanhada ao longo do tempo, monitorizando-se:

      • o uso da caixa;
      • o interesse demonstrado pelos alunos;
      • a diversidade de leituras realizadas.

Sempre que possível, deverá ser incentivada a transição da leitura em sala para a requisição domiciliária, reforçando a continuidade da leitura em contexto autónomo.

 

Aprendizagens AcBE

1. Lê, de forma livre ou orientada, obras integrais variadas
2. Escolhe livros e leituras, de acordo com os seus gostos, interesses e necessidades.
3. Constrói sentidos a partir de leituras em vários formatos (áudio, escrito, vídeo, multimédia).
4. Adquire progressivamente hábitos de leitura.

Atitudes e Valores 
1. Demonstra curiosidade.
2. Mostra interesse e gosto pela leitura.

 

Articulação curricular possível

  • Português
  • Estudo do Meio

 

Recursos

Observações

A renovação das caixas deve ser realizada pelos menos duas vezes por período/ três vezes por semestre.

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Privacidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
YouTube