Leitura simultânea de textos camonianos em diferentes espaços da escola e na biblioteca |
Sugestões de operacionalização
- Defina os locais do evento: de acordo com a dimensão da escola, a iniciativa poderá ser concentrada num único local ou distribuída por vários espaços. (salas de aula, átrio, pátio, biblioteca, auditório…)
- Defina os participantes: Convide toda a escola a participar; cada turma poderá participar com uma ou mais leituras, de acordo com a dimensão da escola.
Convide também professores e assistentes e/ou personalidades locais.
- Selecione os textos: Para evitar repetições e permitir um alinhamento pertinente, combine com o responsável de cada turma inscrita e os participantes individuais, o texto a abordar e o tipo de leitura a realizar (individual, a par, a várias vozes, coreografada, coral, cantada…)
- Preveja um momento comum: Prepare cópias de um texto, a distribuir pela audiência, que será lido coletivamente, por exemplo no final do evento.
- Utilize música: Intercale as leituras com um ou outro momento musical com textos camonianos. Pode haver também músicas instrumentais suaves como fundo.
- Crie interação: Após as leituras, incentive os alunos a partilharem uma frase ou uma ideia marcante dos textos que leram/ ouviram (se cada participante preencher uma nota adesiva, será possível construir um mural coletivo impactante).
#LerCamoes #CamoesVCentenarioEducacao #Camoes500Anos