O Serviço de Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Aqua Alba, Agualva, Sintra, partindo do princípio de que a leitura não está presa apenas às palavras, mas é um processo de compreensão abrangente destas e das imagens, assume a necessidade/ importância da formação dos pequenos leitores na arte da literacia visual. Neste sentido, desenhou uma oferta educativa para a Educação Pré-Escolar do agrupamento, como estratégia de aproximação das crianças ao livro e à leitura, com a particularidade de ser operacionalizada, associando metodologias da educação pela arte.
A atividade desenvolveu-se em articulação curricular da biblioteca escolar com o Departamento de Artes, com as Educadores de Infâncias do agrupamento e com a disciplina Oficina de Artes. A implementação decorreu em 3 momentos:
1.º momento - motivação, apresentação da proposta/desafio (sessões na biblioteca ou na sala do grupo):
- Visita surpresa da Formiboleta, uma personagem fictícia, encarnada por um elemento da biblioteca escolar, ilustradora de profissão e ambientalista por convicção;
- Conversa com os alunos sobre a ilustração (o que é; para que serve; como se faz…) e apresentação do desafio criativo a realizar coletivamente: ilustração de um peixe (fish) tridimensional, em pasta de papel, produzido por alunos do 3.º ciclo, na disciplina Atelier de Artes.
- Apresentação dos passos seguintes: partir da leitura de uma obra literária infantil e inspirar-se para a ilustração. Apresentação de sugestões de técnicas a utilizar.
2.º momento - Exploração, produção e fruição (sessões na sala de cada grupo):
- Brainstorming sobre os livros que se leram/ trabalharam e voto no livro que servirá de inspiração para a realização do desafio proposto, percebendo quais os preferidos das crianças e como verbalizam (ou não) o motivo da sua escolha.
- Leitura e reconto da história do livro eleito, registo de frases e ideias das crianças, sugeridas pela narrativa e ilustrações da história.
- Recolha de materiais reutilizáveis a incluir na realização do desafio proposto.Planificação da tarefa a realizar. Ilustração do peixe fornecido, sob orientação e supervisão das educadoras de infância e com o apoio de elementos da equipa da biblioteca escolar.
3.º momento – Apreciação e avaliação da mostra artística coletiva (sessão no espaço expositivo)
- Produção e entrega de Sinopses Descritivas dos trabalhos desenvolvidos por cada grupo/sala (identificação; ponto de partida; desenvolvimento e conclusão).
- Montagem da exposição (reunião do cardume artístico), denominada: Exposição Bué da FISH! na escola sede do Agrupamento de Escolas (Escola Secundária Ferreira Dias) e integrada na exposição coletiva do agrupamento de escolas, organizada pelo Departamento de Artes. Visita de cada grupo à exposição e participação em atelier de expressão plástica, dinamizado por alunos do ensino secundário, voluntários da biblioteca escolar. A exposição foi aberta a toda a comunidade educativa e local.
- Avaliação.
Esta atividade recebeu o prémio Fazer em Rede - Atividade Top em maio de 2023.