Media | Conhecer | Refletir | Cidadania e Desenvolvimento | Inteligência Artificial
Atividade para apropriação do significado de Inteligência Artificial (IA) e identificação de situações em que a mesma se manifesta.
|
|
Objetivos
- Definir Inteligência Artificial.
- Identificar situações do quotidiano em que a Inteligência Artificial é utilizada.
|
|
Desenvolvimento Atividade para apropriação do significado de Inteligência Artificial (IA) e identificação de situações em que a mesma se manifesta.
- Em grande grupo, os alunos dialogam sobre o que consideram ser a Inteligência Artificial e identificam usos/ aplicações da mesma.
- Em pequeno grupo, os alunos:
- Visualizam o vídeo Artificial intelligence explained in 2 minutes: What exactly is AI? (ver recursos; ativar tradução automática);
- Preenchem a grelha de análise do vídeo (ver recurso de apoio);
- Com as informações recolhidas, elaboram um infográfico em que apresentam a definição de Inteligência Artificial e uma lista de situações do quotidiano em que a Inteligência Artificial é utilizada.
- Em grande grupo, os alunos apresentam e explicam os infográficos criados.
- Os docentes concluem com um breve ponto de situação da discussão.
- Os infográficos são partilhados nos canais de comunicação da biblioteca.
[Sugestão: Os infográficos podem, também, ser impressos e utilizados como marcadores de livros…] |
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 2. Toma consciência do papel dos media e seus impactos sociais (positivos ou negativos) em função da forma como são usados. 5. Usa os media e ambientes online para produzir mensagens, interagir e comunicar com uma intencionalidade definida. Atitudes/ Valores: 7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media. |
|
Articulação curricular possível Cidadania e desenvolvimento |
|
Recursos
|