O FLIM – Festival Literário da Mealhada regressa para a sua 4.ª edição, entre 23 e 28 de março, em plena semana da Leitura 2026, convidando toda a comunidade a celebrar o poder das palavras e a refletir sobre o papel da literatura na construção de uma sociedade mais participativa, livre e democrática.
Promovido pela Câmara Municipal da Mealhada resulta da cooperação existente na Rede de Bibliotecas da Mealhada, contando com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares.
Nesta 4ª edição e sob o mote Palavras para todos, celebram-se os dias como espaços de sociabilidade (autores, leitores, escolas, bibliotecas e comunidade) e encontro entre literatura, cultura e pensamento crítico, colocando no centro da programação a importância das palavras enquanto instrumentos de cidadania ativa, liberdade e transformação social.
Ao longo do festival, as atividades decorrerão de forma descentralizada e o concelho será palco de conferências, feira do livro, apresentações de obras literárias, oficinas, sessões de contos, cinema, música, espetáculos, exposições e um jantar literário, entre muitas outras iniciativas que convidam à descoberta, ao diálogo e à partilha.
Entre as novidades desta edição destaca-se a formação Ler para Mudar o Mundo, uma ação de curta duração dirigida a professores, educadores, animadores socioeducativos, pais e pessoal não docente. A iniciativa propõe uma reflexão sobre o papel da leitura na formação de cidadãos conscientes e críticos, abordando temas como a leitura enquanto semente de cidadania, a fluência leitora e a promoção de hábitos de leitura em casa e na escola.
Convida-se à participação.
A atualização da informação far-se-á nos diferentes canais, nomeadamente: