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Identificação de Licenças Creative Commons utilizadas em recursos e elaboração de recomendações para o seu uso.
 
 
 
 

Objetivos

  • Compreender o conceito de licenças Creative Commons.
  • Conhecer as opções de licenças Creative Commons disponíveis e as suas restrições. 
  • Reconhecer a importância das licenças no âmbito da proteção dos direitos de autor e da propriedade intelectual.

 

Desenvolvimento

Abordagem ao conceito de Licenças Creative Commons.

  • Os docentes:

    • Apresentam o conceito de Licenças Creative Commons,
[São uma forma de licenciamento de conteúdo que permite que um autor conceda a outros direitos de uso para as suas obras, sob certas condições, preservando ao mesmo tempo os direitos de autor. Todas as licenças ajudam os criadores a manter os seus direitos, ao mesmo tempo que permitem que outras pessoas copiem, distribuam e façam alguns usos do seu trabalho]
 
    • Explicam os 6 tipos de licenças Creative Commons (Ver recursos).

  • Em pequenos grupos, os alunos

    • Escolhem uma obra na internet (Pode ser um livro, uma música, um discurso histórico, uma  foto, um vídeo, etc.) e identificam a licença Creative Commons associada.
[Sugestão: Constituição de 6 grupos, para que cada grupo escolha uma licença]
 
    • Discutem os direitos e responsabilidades concedidos e exigidos pela licença escolhida;

    • Elaboram um cartaz com recomendações sobre o uso e restrições desta licença.

  • Em grande grupo, os alunos:

    • Partilham os trabalhos,

  • Debatem a importância de escolher a licença certa ao partilhar conteúdos na internet e de como as licenças protegem os direitos de autor e a propriedade intelectual (partindo, ou não, da exploração dos vídeos).
[Sugestões: Por que devemos usar as licenças Creative Commons? Quais são as diferenças entre as seis licenças? Em que situações seria apropriado escolher uma licença em vez de outra? Por que é importante respeitar os direitos de autor e a propriedade intelectual? Como é que as licenças Creative Commons ajudam a proteger tais direitos? Quais são as implicações de violar uma licença Creative Commons?; O cartaz fornece informações claras e concisas sobre o que é uma licença Creative Commons e o que cada uma das diferentes licenças permite ou proíbe?; as ilustrações no cartaz ajudam a visualizar as permissões e restrições associadas a cada licença, tornando mais fácil para as pessoas entenderem a diferença entre elas?...
 
  • O professor bibliotecário publica os cartazes nos canais de comunicação da biblioteca escolar.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

6. Extrai, analisa e interpreta a informação, relacionando ideias e contextos de utilização, construindo sentidos e integrando-os no seu sistema de conhecimentos, comportamentos informacionais e valores.

7. Colabora, partilha e discute com os outros os resultados, ideias e conclusões do trabalho realizado, retrocedendo ou avançando no processo de informação, de acordo com as necessidades detetadas.

9. Compreende e aplica as normas de proteção e defesa da propriedade intelectual e do copyright, condenando o plágio e o uso ilegal da informação.

13. Avalia o processo e o produto da pesquisa, refletindo sobre melhorias a introduzir.

Atitudes/ Valores:

1. Manifesta espírito de interrogação.

3. Mostra resiliência, abertura, flexibilidade e adaptabilidade na procura de informação.

4. Respeita os direitos de autor e conexos.

 

Articulação curricular possível

Áreas/ Disciplinas do Ensino Secundário

 

Recursos

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