Este projeto de investigação tem como objeto de estudo as práticas de leitura, dedicando particular atenção ao livro, enquanto objeto estruturado de leitura, mensurando a importância da sua presença na formação do gosto pela leitura e nas práticas de leitura.
Tem como principal objetivo analisar as práticas de leitura dos alunos dos ensinos básico e secundário em Portugal Continental, contribuindo para o desenho de políticas públicas informadas pelo conhecimento.
A perspetiva analítica é multidimensional, e inclui:
Com esta iniciativa, procede-se à construção de um sistema de recolha regular de informação sobre a evolução das práticas de leitura dos alunos do ensino não superior, respondendo a uma necessidade há muito diagnosticada pelas principais entidades com responsabilidades na promoção da leitura em Portugal (o Plano Nacional de Leitura ou a Rede de Bibliotecas Escolares), bem como pelas universidades e centros de investigação.
O Estudo foi realizado pelo OPAC em 2023 no âmbito de uma encomenda do Plano Nacional de Leitura (PNL2027), com apoio mecenático da Associação de Restaurantes McDonald’s, em parceria com a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE).
O OPAC - Observatório Português das Atividades Culturais é uma estrutura constituída em dezembro de 2018 no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa no quadro do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte) que é a instituição responsável pelo seu funcionamento e coordenação científica.