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Práticas de leitura dos alunos dos ensinos básico e secundário – Barómetro’23

Este projeto de investigação tem como objeto de estudo as práticas de leitura, dedicando particular  atenção  ao  livro,  enquanto  objeto  estruturado  de  leitura,  mensurando  a importância da sua presença na formação do gosto pela leitura e nas práticas de leitura.

Tem como principal objetivo analisar as práticas de leitura dos alunos dos ensinos básico e secundário em Portugal Continental, contribuindo para o desenho de políticas públicas informadas pelo conhecimento.

A perspetiva analítica é multidimensional, e inclui:

Com  esta  iniciativa,  procede-se  à construção de um sistema de recolha regular de informação sobre a evolução das práticas de leitura dos alunos do ensino não superior, respondendo a uma necessidade há muito diagnosticada pelas principais entidades com responsabilidades na promoção da leitura em Portugal (o Plano Nacional de Leitura ou a Rede de Bibliotecas Escolares), bem como pelas universidades e centros de investigação. 

O Estudo foi realizado pelo OPAC em 2023 no âmbito de uma encomenda do Plano Nacional de Leitura (PNL2027), com apoio mecenático da Associação de Restaurantes McDonald’s, em parceria com a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). 
 
O OPAC - Observatório Português das Atividades Culturais é uma estrutura constituída em dezembro  de  2018  no  Iscte-Instituto  Universitário  de  Lisboa  no  quadro do  Centro  de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte) que é a instituição responsável pelo seu funcionamento e coordenação científica. 

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