Projetos

Escola a ler

Atualização

[23.10.2024]

A ação «Escola a ler», da responsabilidade da Rede de Bibliotecas Escolares, do Plano Nacional de Leitura 2027 e da Direção-Geral de Educação, resultou da agregação de todas as propostas da área da leitura, integradas no Plano Escola+ 21|23.

Visa trabalhar a leitura de forma sistemática, estruturada e diversificada e constituir uma rede colaborativa de trabalho e partilha, no âmbito desta medida.

A Resolução do Conselho de Ministros n.º 140/2024, de 17 de outubro estabelece a possibilidade de as escolas concluírem os processos de recuperação das aprendizagens durante o ano letivo de 2024-2025, através, da aplicabilidade das ações específicas previstas no Plano 23|24 Escola+, constante do anexo à Resolução do Conselho de Ministros n.º 80-B/2023, de 18 de julho.

Face a esta Resolução, a Rede de Bibliotecas Escolares desafia as bibliotecas a darem continuidade às práticas implementadas com sucesso no âmbito desta iniciativa, uma das que contou com impactos mais significativos no âmbito da avaliação do Plano Escola+ 21|23.

 


Inscrições

[03.03.2022]
 

Divulga-se a lista de Agrupamentos de escolas/ Escolas não agrupadas inscritos na iniciativa.

 

Lançamento

[20.01.2022]

 Público-alvo
Todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas não Agrupadas (doravante escolas) do subsistema público, são convidados a inscrever-se nesta ação, selecionando as atividades que pretendem implementar.

Atividades

1. As atividades a implementar são as que constam do Plano Escola+ 21|23, a saber:

1. Leitura orientada 
Realização de atividades que proporcionem o contacto dos alunos com livros que os motivem e estimulem a prática regular e continuada da leitura e da escrita: uma hora por dia no primeiro ciclo do ensino básico e uma hora por semana no segundo ciclo do ensino básico.

2. Projeto Pessoal de Leitura 
Desenvolvimento de projetos individuais de leitura que explicitem objetivos de leitura e impliquem o contacto com temas comuns em obras, em géneros e em manifestações artísticas diferentes (obras escolhidas em contrato de leitura com o(a) professor(a)).

3. Tempo para ler e pensar!
Leitura e exploração de livros, jornais, revistas e/ ou outros materiais de leitura na biblioteca escolar em articulação com docentes de diferentes áreas curriculares, com periodicidade e tempo estipulados (desejavelmente mensal, em cada turma).

4. Vou levar-te comigo!
Dinamização periódica de sessões de requisição domiciliária na biblioteca escolar, em articulação com os docentes da turma e com recurso a estratégias motivadoras.

5. Livr’ à mão
Leitura silenciosa de um livro que o aluno traz sempre consigo.
A atividade e respetiva seleção de livros é organizada pela biblioteca e desenvolve-se de forma articulada com o professor titular de turma/ professor de português/ diretor de turma, podendo aderir qualquer docente do conselho de turma.

6. Equipas de leitura
Seleção de alunos com bom desempenho leitor, disponíveis para prestarem apoio aos alunos/ colegas na dinamização de sessões regulares de leitura.
Orientação das sessões e preparação das atividades de leitura pelo professor bibliotecário e/ou outros docentes.

2. De entre as seis atividades propostas, as escolas deverão selecionar três ou mais, que se adequem ao seu contexto.

3. Todas as escolas em que funcionem o 1.º e o 2.º ciclos inscrevem-se obrigatoriamente na medida 1. Leitura orientada.

Prazos
1. A ação será desenvolvida entre 3 de janeiro de 2022 e 31 de julho de 2023.

2. As escolas manifestam interesse e compromisso com a sua implementação, inscrevendo-se entre 27 de janeiro e 16 de fevereiro de 2022.

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard